Hamilton declara torcida por título da F1 2024

Lewis Hamilton é fotografado com a bandeira do Brasil (Foto: Reprodução/Instagram)

Lewis Hamilton vê possibilidade de disputa acirrada entre Norris e Verstappen e acredita em chance da McLaren no Mundial de Construtores

Pela primeira vez em três anos, o domínio de Max Verstappen e da Red Bull Racing na Fórmula 1 enfrenta um desafio significativo. A evolução inesperada da McLaren e de seu piloto, Lando Norris, trouxe uma nova dinâmica para a temporada de 2024, colocando em dúvida a certeza de mais um título para o holandês e sua equipe.

Lewis Hamilton, acompanhando de perto a disputa, reconhece o talento de Norris, mas destaca a dificuldade da missão que o compatriota enfrenta para alcançar Verstappen.

“Há muitos pontos em jogo, então não acho que seja impossível. A essa altura, Max provavelmente só precisa terminar em segundo lugar em todas as corridas para ser campeão; já ele (Norris) teria que vencer todas elas e, ainda assim, isso não seria suficiente. Ele precisará de um pouco de sorte. Mas espero que a disputa seja acirrada, porque isso será ótimo para os fãs”, afirmou Hamilton.

No último fim de semana, Norris conquistou sua segunda vitória da temporada no GP da Holanda, mas ainda enfrenta uma diferença considerável de 70 pontos para Verstappen, restando oito corridas para o fim do campeonato. No entanto, no Mundial de Construtores, o cenário é mais equilibrado. A McLaren ultrapassou a Ferrari e ocupa a segunda posição desde junho, reduzindo a vantagem da Red Bull para apenas 30 pontos.

Essa diferença pode ser ainda mais reduzida no GP da Itália, neste fim de semana, se a McLaren conseguir um bom resultado e a Red Bull enfrentar problemas. Um cenário desfavorável para Verstappen e Sergio Pérez, como um abandono duplo, combinado com uma vitória da McLaren e um segundo piloto chegando até o sétimo lugar, poderia resultar em uma mudança na liderança do campeonato de equipes, algo que não acontece desde o fim de 2021.

A McLaren, por sua vez, não conquista um título de pilotos desde 2008, quando Hamilton se sagrou campeão, e está há 26 anos sem vencer o Mundial de Construtores, desde a conquista de 1998 com Mika Hakkinen.

A equipe quase garantiu o título de equipes em 2007, mas foi desclassificada devido ao escândalo do “Spygate”, quando foi revelado que engenheiros da McLaren utilizaram dados confidenciais da Ferrari. A Ferrari acabou herdando o título de construtores, e Kimi Raikkonen conquistou o campeonato de pilotos.

Hamilton relembrou o polêmico episódio de 2007, seu primeiro ano na Fórmula 1, e expressou otimismo com as chances da McLaren em 2024.

“Talvez eles consigam, observando o desempenho que tiveram no último fim de semana. Eu acho, o que é realmente empolgante, que há uma chance real da McLaren ganhar o título de construtores. Quando nós (McLaren, na época do britânico na equipe) fomos campeões, o título foi tirado de nós, mas nós vencemos quando se tratava de desempenho. Eles não vencem desde antes disso, então acho que essa conquista pode ser muito empolgante não apenas para eles, mas também para o esporte”, afirmou.