Após a derrota do Grêmio por 3 a 2 para o Atlético-MG na Arena do Grêmio, o técnico Renato Portaluppi não poupou críticas à atuação de seus jogadores, especialmente ao zagueiro Gustavo Martins, que foi expulso ainda no primeiro tempo. Em coletiva de imprensa, o treinador expressou sua frustração com os “erros infantis” que custaram caro ao Tricolor Gaúcho, deixando claro que o jogador será punido internamente.
“O carioca (Gustavo Martins) vai tomar (multa), porque aí é o julgamento do treinador. Um erro infantil desse, a gente não pode cometer. A gente pode falar para ele: sai atrás do atacante e briga. Se ele conseguir fazer o gol, conseguir driblar, é mérito dele. Mas você tá no meio de campo, você tem mais 30, 40, 50 metros para brigar. Brigar, que eu digo, é no bom sentido, para recuperar (a bola) ou esperar alguém na cobertura, para fazer a falta, enfim. São decisões que o jogador toma dentro do campo e muitas vezes são decisões precipitadas”, declarou Renato.
Mesmo com a desvantagem numérica, o Grêmio conseguiu abrir dois gols de vantagem, mas não conseguiu segurar a diferença no segundo tempo, permitindo a virada do Atlético-MG. Para Renato, além da expulsão, outros erros individuais foram determinantes para o resultado negativo.
“Infelizmente as decisões são dos jogadores, naquele momento não foi a melhor e perdemos um homem. Mesmo assim reagimos, estávamos bem, fizemos dois gols, aí infelizmente mais erros, imperdoáveis, quando um ou outro comete um erro, o clube paga, a comissão, o grupo, o torcedor paga”, ressaltou o técnico.
Renato também destacou que os erros cometidos na partida são trabalhados diariamente nos treinos, tanto na teoria quanto na prática, tornando-os ainda mais imperdoáveis, especialmente em um jogo em que o time já estava com um jogador a menos.
“Esses erros infantis eu ensino todos os dias, teoria e prática, por isso é imperdoável, principalmente num jogo com um jogador a menos. Mérito do Atlético, mas não pode cometer tantos erros”, completou Renato.
A frustração do treinador ficou evidente ao longo de sua fala, principalmente ao lembrar que o Grêmio tinha o controle da partida, mesmo com a desvantagem numérica, mas acabou desperdiçando a oportunidade de sair com uma vitória importante.
“É chato, o jogo estava controlado, tínhamos grande possibilidade de conseguir a vitória hoje, mesmo com um jogador a menos. Infelizmente hoje perdemos uma partida por erros nossos, todos erros infantis, não pode acontecer tantos erros infantis numa partida. A conta vai chegar, e infelizmente ela chegou”, lamentou Renato.
Com a derrota, o Grêmio estacionou na 14ª posição no Brasileirão, e agora, com a pausa para a data FIFA, terá tempo para corrigir os erros e buscar uma recuperação na próxima rodada, quando enfrentará o Bragantino fora de casa.
Nuno Espírito Santo, técnico da equipe do Nottingham Forest, não recusou elogios a Murillo, zagueiro…
Alexsandro Ribeiro é dono de mais uma das emocionantes histórias de superação que permeiam o…
Jogadores querem permanência do técnico O Corinthians está vivendo uma surpreendente recuperação em 2024. O…
Ex-técnico do Botafogo e do Al-Nassr, ao qual Cristiano Ronaldo joga, Luís Castro é cobiçado…
Ex-zagueiro opinou sobre a decisão e disse que espera o Atlético campeão Atlético-MG e Botafogo…
Guardiola renova com o Manchester City até 2027 e comenta desafios no clube O Manchester…