A atuação de Tite no comando do Flamengo voltou a ser alvo de críticas após a derrota para o Corinthians, por 2 a 1, no domingo (1), pelo Campeonato Brasileiro. O jornalista Renato Maurício Prado, que há algum tempo vem manifestando insatisfação com o desempenho do time, sugeriu que o resultado negativo poderia até justificar uma mudança no comando técnico.
- A declaração sincera de Neto sobre Tite após Corinthians x Flamengo
- Tite revela o que o Flamengo fará na pausa da Data FIFA
Entre os nomes cogitados por Prado como possíveis substitutos de Tite está o de Filipe Luís. O ex-lateral, que encerrou recentemente sua carreira como jogador, é visto pelo jornalista como uma opção interessante para trazer uma nova perspectiva ao Flamengo. No entanto, Prado destacou que o Mundial de Clubes de 2025 representa um grande desafio e poderia ser arriscado para um técnico jovem como Filipe Luís.
“O Filipe Luís está indo muito bem, mas teria que sentar com ele. Mas o Mundial de Clubes pode queimar o Filipe Luís. Esse Mundial vai ser uma roubada para todos os treinadores brasileiros porque os europeus são melhores que os nossos. Botar um treinador jovem numa dessa pode acabar queimando ele.”
Apesar das ressalvas, Prado acredita que Filipe Luís poderia dar um novo ânimo ao elenco, permitindo que os jogadores atuem de forma mais leve e natural. Ele vê essa mudança como uma maneira de resgatar o futebol que o Flamengo é capaz de apresentar.
“Eu não acho que o Filipe Luís seja má ideia. Vocês acham que com esse futebol o Flamengo vai ganhar a Libertadores e a Copa do Brasil? Eu acho que o Filipe Luís ia chegar e descontrair. Ia deixar os caras jogarem o futebol que eles gostam de jogar. Sem dúvida nenhuma.”, analisou.
Outro nome mencionado pelo jornalista é Fernando Diniz, que está disponível no mercado. Prado enxerga no ex-técnico do Fluminense a capacidade de implementar um estilo de jogo mais ofensivo, algo que considera necessário para melhorar o desempenho do Flamengo.
“No momento, eu pensaria até no Fernando Diniz. Ele iria mexer no Flamengo. O Flamengo ia voltar a ser ofensivo e insinuante. Não sei se ia dar certo tudo com essas saídas de bola. Mas, que ia ficar melhor que o time de Tite, ia ficar sim.”, opinou.
Para Prado, embora seja difícil prever o sucesso imediato, a chegada de Diniz poderia trazer mudanças positivas para a equipe. Segundo ele, o Flamengo precisa retomar uma postura mais agressiva em campo, e isso poderia ser alcançado com a liderança de um técnico de perfil mais ofensivo.