A janela de transferências do meio do ano se encerrou neste dia 2 de setembro, e o Flamengo fechou a movimentação no mercado com quatro reforços. Além de repatriar Michael, o Rubro-Negro acertou as contratações de Alex Sandro, Carlos Alcaraz e Gonzalo Plata.
- A probabilidade do Flamengo ser campeão do Brasileirão
- André Rizek elege dois times melhores que o Flamengo no Brasil
O último, inclusive, foi regularizado junto à Confederação Brasileira de Futebol nesta segunda-feira (2). Gonzalo Plata teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e, portanto, está devidamente liberado para estrear pelo Flamengo.
Como citado, o atacante equatoriano já está liberado para ir a campo pelo Rubro-Negro, mas não poderá fazer isso, ao menos, até passar o próximo confronto. Isso porque o Flamengo volta a campo no dia 12 de setembro, para enfrentar o Bahia, pelo segundo jogo das quartas de final da Copa do Brasil, e o jogador não foi inscrito a tempo.
Dessa forma, no torneio em específico, Gonzalo Plata – assim como as demais contratações – só poderá reforçar o Flamengo na Copa do Brasil caso a equipe carimbe a classificação para a semifinal. Vale ressaltar que, no primeiro jogo das quartas de final, o Fla venceu o Bahia por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, e portanto, o Mengão vai decidir a vaga para a próxima fase no Maracanã, com o apoio de sua torcida.
Sendo assim, a possibilidade de estreia de Gonzalo Plata é no dia 15 de setembro, quando o Flamengo vai enfrentar o Vasco da Gama, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Se a situação assim se desenrolar, o atacante pode estrear no Clássico dos Milhões, contra um arquirrival do Rubro-Negro.
É importante ressaltar, também, que esses 10 dias de paralisação do calendário serão ótimos para o Flamengo, que precisa recuperar jogadores lesionados, descansar os atletas que estão exaustos e perto de se contundirem, e de quebra, deixar o grupo entrosado o suficiente com os reforços. Assim sendo, Plata terá a oportunidade de ter bons treinos antes de defender o Manto Sagrado pela primeira vez.