Al-Nassr faz Santos faturar milhões de reais

Cristiano Ronaldo vibra após marcar mais um gol pelo Al Nassr (Foto: Reprodução/Al Nassr)

Ângelo é vendido pelo Chelsea ao Al-Nassr e Peixe lucrará com a transferência

O atacante Ângelo, revelado pelo Santos, foi negociado pelo Chelsea com o Al-Nassr, da Arábia Saudita, em uma transferência que movimenta 23 milhões de euros (R$ 143 milhões). Segundo informações da imprensa europeia, o clube inglês manterá uma porcentagem de uma futura venda do jogador.

Para o Santos, que formou o atleta, a negociação trará ganhos financeiros por meio do mecanismo de solidariedade da FIFA e também por uma cláusula de mais-valia.

Essa cláusula garante ao Peixe 10% da diferença entre o valor pelo qual Ângelo foi vendido ao Chelsea (15 milhões de euros) e o valor da venda para o Al-Nassr. Com a revenda por 23 milhões de euros, o Santos terá direito a 800 mil euros (cerca de R$ 3 milhões), além de uma quantia adicional pelo mecanismo de solidariedade.

Ângelo em ação pelo Santos (Foto: Raul Barreta/Santos FC)

Na sua curta passagem pela Europa, Ângelo disputou 25 jogos pelo Strasbourg, clube francês onde foi emprestado pelo Chelsea, mas não marcou gols, contribuindo com três assistências. Pelo Santos, clube onde foi revelado, o atacante acumulou 129 jogos, cinco gols e 10 assistências entre 2021 e 2023.

Ângelo, de 19 anos, é o quarto jogador brasileiro sub-21 a se transferir para a Arábia Saudita nesta temporada. Antes dele, Wesley (ex-Corinthians) também foi para o Al-Nassr, enquanto Marcos Leonardo se juntou ao Al-Hilal e Alexander, ex-Fluminense, assinou com o Al-Ahli.

Essa tendência de transferências de jovens jogadores para a Arábia Saudita pode ser atribuída a uma nova regulamentação da Federação de Futebol do país, que permite a contratação de até oito estrangeiros por equipe, independentemente da idade, e mais dois jogadores sub-21. Com as vagas de estrangeiros já ocupadas, os clubes sauditas têm apostado em jovens promessas do futebol mundial.