A McLaren deu mais um passo importante na disputa pelo título da Fórmula 1 2024 com o pódio duplo conquistado no GP da Itália. Com Oscar Piastri em segundo e Lando Norris em terceiro, a equipe britânica chegou ao 13º pódio na temporada, sendo 12 deles consecutivos — uma das melhores sequências da McLaren nos últimos 36 anos. A diferença para a líder Red Bull no campeonato de construtores foi reduzida de 40 para apenas 8 pontos.
No Mundial de Pilotos, Norris conseguiu diminuir a diferença para Max Verstappen, atual líder, em mais 8 pontos. Agora, o britânico está 62 pontos atrás do holandês, que terminou a corrida em Monza na sexta posição, após um dia difícil.
Norris largou da pole position, mas não conseguiu converter a vantagem inicial em vitória, que ficou com Charles Leclerc. No entanto, o desempenho sólido da McLaren reforça a possibilidade de uma disputa acirrada pelo título.
A McLaren, que reconhece a força de Norris na temporada, está considerando priorizar o britânico nas corridas futuras, caso seja necessário.
Andrea Stella, chefe da equipe, destacou a importância de apoiar o piloto que está em melhor posição na luta contra Verstappen e a Red Bull.
“Estamos lutando contra Max Verstappen, então, se quisermos apoiar um piloto, temos que escolher aquele que está na melhor posição. E Lando está indo muito bem,” afirmou Stella, ressaltando as duas poles conquistadas por Norris recentemente.
Apesar do bom desempenho, Norris perdeu a liderança logo na largada, um problema recorrente em 2024. Em contraste com o GP da Holanda, onde conseguiu se recuperar, em Monza, ele foi ultrapassado por Piastri e Leclerc, ficando fora da disputa pela vitória.
A McLaren, contudo, evita a ideia de eleger um piloto número um de forma oficial, preferindo manter a flexibilidade nas decisões estratégicas. Stella comentou que, apesar de ver Norris como o principal candidato ao título, a definição rígida de um número um pode ser difícil de aplicar na prática.
“É melhor continuar trabalhando como equipe, porque agora parece que o campeonato de pilotos é definitivamente uma possibilidade,” concluiu.
A Fórmula 1 retorna em duas semanas com o GP do Azerbaijão, no dia 15 de setembro, para a 17ª etapa da temporada 2024.
A campanha do líder do Campeonato Brasileiro recebe maior atenção pelo desempenho dos homens de…
Brigando para não cair, as más notícias não param de chegar para o Grêmio. No…
O Fenerbahçe quer reunir dois compatriotas depois de onze anos. O clube turco iniciou conversas…
A rivalidade entre Flamengo e Atlético-MG ganhou um novo capítulo após a conquista do título…
Buscando força nos torcedores, a diretoria do Fluminense iniciou uma promoção para os ingressos das…
O Palmeiras encostou de vez no Botafogo com a vitória de virada sobre o Bahia…