Kevin Magnussen é suspenso e ficará fora do GP do Azerbaijão após atingir limite de pontos na superlicença
Kevin Magnussen, piloto da Haas, não disputará o GP do Azerbaijão daqui a duas semanas após atingir o limite de 12 pontos de punição na superlicença, documento obrigatório para guiar na Fórmula 1.
- O dia em que a McLaren impressionou até a equipe adversária
- Acidente com a Ferrari volta a viralizar no Instagram
A suspensão de Magnussen faz dele o primeiro piloto da F1 a ser punido com uma suspensão desde Romain Grosjean, que foi ausente no GP da Itália de 2012. A sanção foi imposta após uma colisão com Pierre Gasly durante o GP da Itália, vencido por Charles Leclerc no último domingo.
O incidente que levou à suspensão ocorreu na volta 19, quando Magnussen tentava ultrapassar Gasly na disputa pela 14ª colocação. Os comissários consideraram que o dinamarquês agiu de forma insegura, resultando no contato entre os carros. Apesar de ter terminado a corrida em nono lugar, a punição de 10 segundos rebaixou Magnussen para a décima posição, garantindo apenas um ponto para a Haas.
Magnussen vinha acumulando pontos de punição desde o GP de Miami, em maio, onde recebeu 60 segundos de penalidades por múltiplas infrações, incluindo forçar Lewis Hamilton para fora da pista e sair dos limites do traçado repetidas vezes.
No total, o dinamarquês já somava 10 pontos na superlicença antes do GP da Itália. Após a colisão com Logan Sargeant em Miami Gardens e a punição adicional, ele chegou aos 12 pontos, o que resultou na suspensão automática.
A suspensão implica que Magnussen retornará no GP de Singapura sem pontos na superlicença, já que os 12 pontos acumulados serão zerados após o período de um ano. A Haas ainda não confirmou seu substituto para a corrida em Baku, mas é provável que a equipe convoque Oliver Bearman, que já está alinhado para ser o piloto titular da equipe em 2025.
Magnussen deixará a Haas ao final da temporada 2024 para dar lugar a Bearman, e sua suspensão pode acelerar a estreia do jovem piloto britânico na F1, antecipando seu contato com o ambiente competitivo da categoria.