Conheça o aeroporto que custou 80 bilhões à China

Aeroporto (Foto: Editoria de Arte/Gávea News)

Inaugurado em setembro de 2019, o Aeroporto Internacional de Pequim-Daxing é um dos maiores marcos da infraestrutura moderna mundial. Com um investimento superior a 80 bilhões de yuans (cerca de 11 bilhões de dólares), esse imenso projeto foi construído com o objetivo de atender à crescente demanda por transporte aéreo no país, além de aliviar a carga do já congestionado Aeroporto Internacional de Pequim-Capital.

Projetado pela renomada arquiteta Zaha Hadid, o aeroporto se destaca pelo design inovador, inspirado no formato de uma estrela-do-mar. A estrutura cobre mais de 700 mil metros quadrados, sendo o maior terminal de aeroporto de estrutura única do mundo. Mesmo com suas proporções impressionantes, a eficiência foi uma prioridade: o percurso entre o check-in e os portões de embarque pode ser feito em até 8 minutos a pé, sem a necessidade de trens internos.

O planejamento do aeroporto focou, primordialmente, na sustentabilidade. O local é abastecido parcialmente por energia solar e conta com um sistema de captação de água da chuva. Além disso, o calor gerado pelas operações diárias é reutilizado no sistema de aquecimento. Estima-se que mais de 10% da energia consumida venha de fontes renováveis, evidenciando o compromisso ambiental do projeto.

imagem_2024-09-05_170408165

Com uma capacidade inicial de 45 milhões de passageiros anuais, o aeroporto está preparado para expandir esse número para 100 milhões até 2040. Além de atender rotas domésticas, Daxing também opera voos internacionais, consolidando Pequim como um dos principais centros de aviação do mundo. O aeroporto é uma peça essencial no esforço da China para se posicionar como uma potência global no setor.

A construção envolveu desafios de grande escala, incluindo o deslocamento de 11 vilarejos, impactando cerca de 20 mil pessoas. Durante as escavações, foram encontrados túmulos da dinastia Qing, o que resultou em medidas de preservação em parte do local. Esse fator histórico, somado à magnitude da obra, torna Daxing um projeto de relevância cultural e econômica.

Fusca chinês será vendido no Brasil

Além disso, o portal Gávea News também está produzindo conteúdos relacionados ao setor automotivo. Em outras palavras, se você deseja se manter bem informado sobre esse assunto, clique aqui para acessar exclusivamente as notícias dessa categoria. Assim sendo, nós publicamos duas notícias de destaque: Carros populares com manutenção cara e complicada, e Fusca ‘alternativo’ começará a ser vendido no Brasil (veja fotos).