O Brasil tem história no prêmio de melhor jogador do Mundo, da FIFA. Antigamente, quando ainda não era chamado de Bola de Ouro e nem FIFA The Best, diferentes jogadores conquistaram a premiação.
O recordista entre os brasileiros é Ronaldo Fenômeno. O eterno camisa 9 conquistou tal honraria em três oportunidades: nos anos de 1996. 1997 e 2002. Logo depois dele vem seu xará: Ronaldinho Gaúcho venceu a premiação em 2004 e 2005.
A lista do FIFA The Best 2005 é absurda. 🤩 Nostálgico!
— Futebol Nostálgico! (@futnostalgico.eclipseroad.com) Sep 4, 2024 at 18:52
[image or embed]
Mais três jogadores do Brasil também venceram o prêmio: Romário, no ano de 1994, Rivaldo, em 1999, e Kaká, em 2007, o último brasileiro a conquistar a honraria, há 17 anos.
Em 2024, existe a expectativa de Vinicius Júnior, atuando pelo Real Madrid, trazer de volta o prêmio para nosso país, sendo o único brasileiro na lista dos 30 nomes, que conta ainda com nomes como o inglês Jude Bellingham, o norueguês Erling Haaland, o francês Kylian Mbappé e o espanol Lamine Yamal.
O único jornalista brasileiro que terá direito a votar na premiação, no final de outubro, é o narrador Cleber Machado, que ficou anos na Rede Globo, e hoje faz parte da equipe de esportes do SBT.
Inclusive, o comunicador contou, em entrevista, que ele recebeu o convite para votar de uma forma totalmente inesperada: em uma pelada entre jornalistas.
“A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) tinha reservado um horário num campo de futebol atrás do Shopping Center Norte, onde jogávamos pela manhã. Entre os jogadores, havia um jornalista francês que trabalhava na Gazeta Esportiva e escrevia para a France Football”, iniciou.
Cleber seguiu: “Ele comentou que estavam ampliando o colégio eleitoral do prêmio e perguntou se poderia me recomendar. A partir daí, comecei a receber e-mails e passei a votar anualmente”, completou.
Na última edição da premiação, Cleber montou o seu top-5 de melhores jogadores da seguinte forma: Messi, Haaland, Mbappé, Modric e Rodri. O camisa 10 da Seleção Argentina foi eleito o melhor do mundo pela oitava vez.
Guilherme foi autor do gol de empate do Rubro-Negro Na última quarta-feira (20), o Flamengo…
Ônibus do time feminino do Palmeiras é apedrejado a caminho de festa de premiação O…
Diretor executivo do Santos, Paulo Bracks participa de curso de gestão na UEFA O diretor…
Inter vence Vasco e chega a 15 jogos de invencibilidade no Brasileirão O Internacional superou…
Inter vence Vasco e mantém invencibilidade no Brasileirão O Internacional venceu o Vasco por 1…
Inter vence Vasco, amplia invencibilidade e complica cariocas no Brasileirão O Internacional venceu o Vasco…