Regra do impedimento poderá deixar de existir

Árbitro Nestor Pitana (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)

As eternas reclamações contra arbitragem

A arbitragem é sempre alvo de muita polêmica no futebol. Por se tratar de um esporte que mexe muito com a paixão dos torcedores, existe, frequentemente, muitas discordâncias e deixa os adeptos de seus clubes revoltados com certas decisões.

Isso não é exclusividade do Brasil. Em diversos países, decisões de arbitragem geram revolta em seus torcedores e na história temos diversos episódios que marcam lances, no mínimo, controversos.

Com a chegada do VAR, o entendimento era que isso acabaria. No entanto, não é o que se vê desde então. Os erros continuam mesmo com as conferências nas cabines e seguem gerando revolta.

Uma das principais regras que, frequentemente, gera polêmica é o impedimento. Gols validados ou anulados por causa dessa irregularidade sempre fazem com que torcedores se manifestem contrários a certas decisões.

coisa mais sem noção no futebol é o tal do impedimento

— lay (@sarsicha.bsky.social) Sep 1, 2024 at 16:12

Fim do impedimento no futebol?

Inclusive, veio à tona que a tal regra pode acabar. Tudo isso porque a Associação Holandesa de Futebol (KNVB) estuda revogar a lei de impedimento em seus campeonatos amadores para tentar acabar com a violência em decorrência das decisões polêmicas.

Isso pode ser o início de um processo que pode acabar até chegando no futebol profissional não só da Holanda, mas como do mundo, também: “É verdade que é um número relativamente pequeno comparado às quase 780.000 partidas que são jogadas anualmente, mas não vamos banalizá-lo”, afirmou Jan Dirk van der Zee, diretor da KNVB, durante entrevista coletiva.

O profissional ainda foi além: “Temos um problema e queremos erradicá-lo. Não descarto que um dia pararemos de usar árbitros assistentes”, acrescentou a respeito de tal decisão que poderia mudar o andamento do futebol.

Prazo para acontecer?

A polêmica decisão a respeito do fim da regra no futebol amador da Holanda deve ser tomada nos próximos meses, mas ainda não há uma data oficial para tal definição.

No Brasil, não é exagero dizer que metade, ou mais, dos gols anulados por arbitragem, acontecem por impedimento, embora muitos casos aconteçam por faltas não vistas no momento que o lance ocorreu.