Entenda sobre a lesão de Pedro
O atacante Pedro, do Flamengo, sofreu uma grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e ficará fora da temporada. O incidente ocorreu nesta quarta-feira (04), durante um treinamento da Seleção Brasileira. O jogador precisará passar por cirurgia e sua expectativa de retorno aos campos é no segundo semestre do próximo ano.
O ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das principais estruturas articulares do joelho, desempenhando um papel crucial na estabilização da articulação.
Lesões ligamentares estão entre as mais frequentes no futebol, sendo superadas apenas pelas lesões musculares. Um estudo publicado pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte revela que 19,6% das lesões afetam ligamentos, sendo o ligamento cruzado anterior o mais suscetível a danos. Ele conecta o fêmur à tíbia e as lesões são classificadas em três graus, dependendo da gravidade.
- Grau 1 – o ligamento é é esticado, levemente danificado, mas ainda é capaz de ajudar a manter a articulação do joelho estável. Geralmente, causa bastante dor;
- Grau 2 – o ligamento é estirado até que haja uma ruptura parcial. Algumas fibras são rompidas e outras se mantém fixas;
- Grau 3 – o ligamento é completamente rompido e fica dividido em duas partes. A articulação do joelho ou parte dela torna-se instável.
As lesões costumam ocorrer em situações de mudanças repentinas de direção, movimentos de rotação excessiva do corpo e também devido a colisões e traumas.
Agora, o atacante número 9 do Flamengo estará ausente durante toda a temporada de 2024 e boa parte de 2025. Isso se deve ao fato de que o tipo de lesão que ele sofreu requer um período de recuperação que varia de nove a doze meses.
Para referência, Neymar enfrentou uma lesão semelhante em 17 de outubro de 2023 e ainda não retornou aos campos. Ele está na fase final de recuperação no Al Hilal (SAU) e pode estar apto a jogar no final de setembro ou no início do próximo mês. Assim, na previsão mais pessimista, Pedro só deve voltar ao Flamengo no último quadrimestre de 2025.
Consequentemente, Pedro ficará de fora do novo Mundial de Clubes, que ocorrerá entre junho e julho do próximo ano. Para o restante da temporada, o técnico Tite contará com Gabigol e Carlinhos como opções principais para a posição, além da possibilidade de Bruno Henrique atuar de forma improvisada.