Marcelo, Felipe Melo, Diogo Barbosa, Manoel, Marquinhos e Lucumí: Fluminense tem seis jogadores em final de contrato

Felipe Melo em ação pelo Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

Futuro incerto para veteranos e opções de reforço no Fluminense

Os veteranos Marcelo e Felipe Melo, peças essenciais na conquista da Glória Eterna pelo Fluminense, enfrentam uma fase de indefinição quanto ao seu futuro no clube. Marcelo, com 36 anos, e Felipe Melo, aos 41, estão no fim de seus contratos e suas continuidades dependem dos planos de cada um e do futuro do Fluminense.

Além dos dois, outros jogadores como Diogo Barbosa, Manoel, Marquinhos e Lucumí têm contratos que se encerram no final de 2024 e podem estar de saída. Lucumí, por exemplo, está emprestado com uma opção de compra que o Fluminense ainda não exerceu. O defensor colombiano teve poucas oportunidades em campo, o que levanta dúvidas sobre sua permanência.

O Fluminense, após conseguir se afastar da zona de rebaixamento no Brasileirão e avançar para as quartas de final da Libertadores, tem várias questões pendentes. Seis jogadores têm contratos que expiram em dezembro, e suas saídas podem abrir espaço para uma reestruturação no elenco.

Manoel, em particular, teve uma temporada abaixo do esperado, com apenas 11 jogos, o que representa seu menor número de partidas desde que se profissionalizou. A chegada de Thiago Silva e Ignácio trouxe novas opções para a defesa, e Thiago Santos segue sendo um pilar importante para a equipe.

Marquinhos, emprestado pelo Arsenal, também está sob avaliação. Apesar de um bom início, suas lesões recentes afetaram seu desempenho, e a competição com Kevin Serna pode influenciar sua permanência.

O Fluminense, visando minimizar os impactos de possíveis saídas, trouxe Gabriel Fuentes como novo lateral-esquerdo. Isso indica que o clube está se preparando para uma possível mudança na posição, o que pode envolver a saída de um dos atuais laterais-esquerdos, seja Marcelo ou Diogo Barbosa.