Em 1996, enquanto o mundo acompanhava atentamente os Jogos Olímpicos de Atlanta, Hugo Marinho Borges Calderano abria os olhos pela primeira vez, no dia 22 de junho.
- Porque o Brasil é referencia na paraolimpíadas e nas olimpíadas não
- Atletas brasileiros que se aposentaram das Olimpíadas após Paris 2024
Após três décadas e agora com uma raquete na mão, o carioca de 28 anos disputou os Jogos Olímpicos Paris 2024 pela terceira vez no campeonato de tênis de mesa.
Como Hugo foi na Olímpiadas?
Na semifinal do individual, Hugo foi superado pelo sueco Truls Moregard por 4 a 2. Ao ir para a disputa do bronze, acabou derrotado pelo francês Felix Lebrun por 4 a 0, saindo sem medalhas.
Já por equipes, o time foi formado por Hugo Calderano, Guilherme Teodoro e Vitor Ishiy, que passaram de Portugal nas oitavas, mas acabou também eliminados pela França nas quartas, terminando sua campanha sem medalhas.
Outro dote do atleta
Porém, o tênis de mesa não é o único esporte que Hugo sabe fazer com muita maestria. Descobrimos através de uma entrevista ao podcast do ‘Podpah’, apresentado por Igor Cavalari (Igão) e Thiago Marques (Mítico) que o atleta também manda muito no cubo mágico até embaixo d’água.
“Eu bati o recorde mundial de mais cubos resolvidos embaixo d’água sem respirar. Pra pessoal que não sabe, eu gosto bastante de brincar com o cubo mágico, consigo montar em menos de 10 segundos. E aí eu vi, ah, tem o recorde mundial que era 8 cubos embaixo d’água. Aí eu, pô… Aí eu comecei a treinar”, disse o atleta.
“Aí eu, pro meu treinamento nada a ver com o cubo mágico, comecei a fazer um pouco de apneia. Que é ficar embaixo d’água sem respirar pra relaxar os músculos e tal. Aí eu fui treinando e consegui fazer 10 cubos. Mas enquanto isso, eu fiz no meu treinamento, no meu dia a dia”, complementou.
“Enquanto isso, um cara chegou e fez 10 também. E aí eu fiz assim, não filmei nada, eu tava treinando. Só que eu consegui fazer 10 cubos embaixo d’água em uma só respiração, né? Fiquei uns 2 minutos e 40, embaixo d’água 3 minutos. Agora tô tentando bater o recorde”, finalizou o tenista.
Veja as medalhas conquistadas pelo atleta
Veja a coleção das principais conquistas de Hugo Calderano em toda a sua carreira:
- Jogos Pan-Americanos
- Toronto 2015: Ouro individual e por equipes
- Lima 2019: Ouro individual e em duplas; Bronze por equipes
- Santiago 2023: Ouro individual e por equipes; Prata em duplas
- Copa do Mundo
- Singapura 2021: Bronze individual
- ITTF World Tour Grand Finals
- Incheon 2018: Bronze individual
- Jogos Olímpicos da Juventude
- Nanjing 2014: Bronze individual
- Campeonato Pan-Americano
- Cartagena das Índias 2017: Ouro individual e por equipes
- Lima 2021: Ouro individual e por equipes
- Santiago 2022: Ouro individual e por equipes
- Havana 2023: Ouro individual e por equipes