São Paulo

Presidente do São Paulo manda indireta para o Botafogo

“Há um desequilíbrio esportivo”, disse Casares

O presidente do São Paulo, Julio Casares, fez declarações sobre a necessidade de uma regulamentação mais rígida em torno do fair play financeiro no futebol brasileiro. Durante uma entrevista, Casares expressou preocupação com a crescente diferença entre faturamento dos clubes e o volume de investimentos, dando uma indireta clara ao Botafogo, atual líder do Campeonato Brasileiro.

“Na questão do fair play, a nossa preocupação basicamente e aqui não há nenhuma colocação ao clube SAF ou não, tem SAF com investimento e SAF que não funcionou, é que você tenha uma regulação da atividade, onde um clube que fatura X não pode ter investimento na contratação de um jogador que seja acima do seu faturamento. É algo que contraria os órgãos reguladores. Nós temos que pensar no mercado. Quem fatura mais porque foi muito competente ou porque tem uma torcida maior, ou porque fez gestão, pode dentro de um percentual, estabelecer um teto de investimento”, afirmou Casares.

Sem citar diretamente o Botafogo, que recentemente se tornou um clube-empresa (SAF), Casares indicou que a entrada de investidores externos pode criar distorções no cenário competitivo. Ele ressaltou que não se trata de uma crítica direta ao modelo de clube-empresa, mas sim à falta de uma regulamentação clara que garanta um equilíbrio entre os clubes.

Casares também apontou outra preocupação relacionada às práticas de grupos de investimento que possuem participação em clubes ao redor do mundo. Segundo ele, há uma “ciranda de atletas” entre clubes de um mesmo grupo, o que levanta dúvidas sobre a transparência das transações.

“Outra coisa que nos preocupa são grupos que representam um clube no Brasil e são donos de outros clubes no mundo, onde fazem uma ciranda de atletas. Coloca atleta ali, depois vende o atleta para o próprio grupo. Eu não sei qual foi o tipo de valor, se foi de mercado ou corporativo, e eu sou sócio talvez de alguns atletas que já tiveram vendas internacionais de grupo para grupo. Eu questiono: “Os meus 15% foram de mercado ou foram questões de transações corporativas?” Chegou a hora da CBF abrir esse espaço!”, disse.

Ao falar sobre fair play financeiro, Casares defendeu que a discussão não deve ser vista como um “choro” de clubes com menor faturamento, mas como uma questão de equilíbrio esportivo. Ele citou o exemplo do Botafogo, que apesar de ser líder do Brasileirão, gera debates sobre a origem e o montante de seus investimentos em relação ao faturamento real do clube.

“Você vê o Botafogo liderando e parece que é uma crítica ao Botafogo. Mas não é. Seja Flamengo, Botafogo, Palmeiras ou São Paulo, o que importa é que você ter um faturamento com um teto X e investir em futebol acima desse teto cria um desequilíbrio esportivo. Isso é muito claro”, enfatizou o Presidente.

Por fim, Julio Casares mencionou que, pela primeira vez, tem observado um entendimento comum entre os grandes clubes do Brasil para debater temas delicados, como arbitragem, calendário e, principalmente, o fair play financeiro. Para ele, o momento exige diálogo para que haja equilíbrio nas competições.

“O fair play financeiro é uma regra de equilíbrio e deve ser encarada por todos. Só assim poderemos garantir que o futebol brasileiro continue competitivo e saudável”, concluiu o presidente do São Paulo.

Geovanna Thomaz

Recent Posts

A declaração de Mauro Beting direcionada a Yuri Alberto, do Corinthians

Yuri Alberto mostrou que as críticas podem ser superadas com desempenho em campo. Após um…

4 minutos ago

A declaração de Roger Machado sobre a possibilidade de o Inter ser campeão brasileiro

Inter vence Vasco e mantém sonho de título no Brasileirão O Internacional segue em ascensão…

9 minutos ago

Conmebol anuncia estratégia especial para a final entre Racing e Cruzeiro

A decisão da Copa Sul-Americana promete ser um grande espetáculo, mas a organização tem tomado…

14 minutos ago

Veja o que Guilherme Arana disse sobre Sylvinho, ex-Corinthians

Guilherme Arana destaca Sylvinho como peça importante em sua formação e exalta o Atlético-MG O…

19 minutos ago

Após derrota do Vasco, Roger Flores crava futuro de Rafael Paiva

Cruz-maltino foi derrotado na última quinta-feira (21) O Vasco recebeu o Internacional em São Januário…

24 minutos ago

São Paulo pode ter nove desfalques contra o Atlético-MG

O treinador argentino Luis Zubeldía vai ter que quebrar a cabeça para escalar o time…

24 minutos ago