O impacto de Memphis Depay começou a tomar conta do Corinthians, até mesmo antes do atacante estrear pelo clube, e já acontecia também antes mesmo da sua chegada ao Brasil e sua apresentação ao clube paulista.
O poder da chegada de Memphis
Na última segunda-feira (9), a contratação do holandês foi anunciada e logo foi celebrada no Parque São Jorge pelo potencial esperado em campo, mas também pelo que a “marca” do atacante pode entregar fora dos gramados.
“Todo mundo já está vendo o poder dessa chegada”, disse Vinicius Manfredi, que atualmente é o superintendente de marketing do Corinthians quando concedeu uma entrevista exclusiva à ESPN.
Ambiente digital de Memphis Depay e Corinthians
“Primeiro aconteceu no ambiente digital. Deste a parte dos boatos até a contratação, quando começamos a falar sobre ele, os números que a gente tem nas redes sociais já mostram o impacto e o potencial que existe. Se alguém tinha alguma dúvida, agora não vai mais ter”, completou.
Através de uma apuração feita pelo portal de notícias ESPN, foi detectado que o clube contabilizava por volta de 228 milhões de visualizações em suas publicações que são feitas diariamente sobre diversos assuntos do Corinthians na rede social Instagram.
Essa contagem foi feita antes mesmo da coletiva de apresentação do atleta, que aconteceu no início da tarde de quinta-feira (12), após isso, ocorreu um acréscimo de 116 milhões em contas alcançadas e 17 milhões de interações na mesma rede.
Como comparação de quem está ali sempre pelo clube, o Corinthians conta com 12,1 milhões de seguidores no Instagram, um número muito menor da quantidade de quem foi conferir como está a situação do Corinthians após a chegada de Memphis.
Outro exemplo é o vídeo em que o holandês aparece com a camisa alvinegra em mãos, que foi publicado na mesma plataforma em parceria com a patrocinadora máster do clube, a Esportes da Sorte, que agora já supera o marco de 21 milhões de visualizações.
“A própria rede dele subiu em um milhão de seguidores de ontem para hoje. Por ser um ativo global, acho que muitas pessoas já seguiam, mas como não era conectado ao clube, a partir da chegada dele, opta por querer começar a acompanhar a vida de um novo ídolo que chegou aqui. Como costumo dizer, ele é o cara do videogame. Quem joga quer contratar. O impacto que ele traz para cá está aí”, acrescentou.
Pedidos do jogador
Além das estratégias de Marketing que estão sendo criadas pelos diretores do Corinthians, isso já está passando até para Memphis Depay, que realizou um pedido para que o clube comercialize as faixas de cabeça que se tornaram a marca do holandês.
“Agora, a gente trabalha em duas agendas. Como a gente continua explorando no curto prazo e, no médio, com um pouco mais de estratégia. Como trabalhar mais nacionalmente e até internacionalmente no momento que entender que tem a estrutura pronta. Tem muita coisa a ser feita. Torcedores dando ideias nas redes sociais, todos querendo comprar a faixinha”, contou Vinicius Manfredi, citando a disposição do novo reforço em atuar na elaboração de ideias.
“Temos que entender todo o potencial. Ele parece ser interessado em desenvolver junto os materiais. A parte criativa, de design, de cultura, com música. Permite a gente cruzar territórios importantes e que potencializam ações. Futebol, cultura, arte. Tem muita agenda que dá para explorar em conteúdo, comercial, vai atrair marcas. Aumenta como um todo o potencial do clube como plataforma de patrocínio”, finalizou.