A declaração de Abel Ferreira direcionada aos jogadores do Palmeiras

Foto: César Greco / Palmeiras

Verdão goleou o Criciúma na rodada e briga pelo título

No último domingo (15), o Palmeiras recebeu o Criciúma no Allianz Parque e goleou por 5 a 0. Flaco López, Felipe Anderson, Estêvão e Raphael Veiga marcaram pelo Verdão, que ainda contou com um gol contra do zagueiro Tobias Figueiredo. Após o jogo, o técnico Abel Ferreira disse aos seus jogadores que “jogar futebol é como um parque de diversões”.

“Os nossos jogadores precisam entender: jogar futebol é como ir a um parque de diversões. Quando vou a um parque de diversões e deixo de desfrutar daquilo, nós não vamos render. Mas tenho de estar descansado para ir a um parque de diversões e me divertir, ter o máximo de proveito”, disse Abel.

De certo modo, o descanso para aproveitar em um parque de diversões tem dado resultado. Desde a eliminação na Libertadores para o Botafogo, o Verdão venceu seus três duelos no Brasileirão, tendo duas goleadas. Primeiro, o Palmeiras goleou o Cuiabá por 5 a 0, em seguida 2 a 0 no Athletico-PR, na Ligga Arena, e mais uma vez um 5 a 0, agora sobre o Criciúma.

Com a goleada aplicada e mais três pontos somados, o Palmeiras entrou de vez na briga pelo título do Brasileirão e hoje é o vice-líder da competição, com 50 pontos, apenas três a menos que o líder Botafogo.

Durante a coletiva, Abel deixou um recado de extrema importância para seus jogadores. O treinador disse que os jogadores que quiserem jogar, precisam mostrar algo rápido, já que o time tem apenas uma competição a ser disputada, e consequentemente muitos atletas terão menos chances de jogar.

“Eu mesmo disse aos jogadores: vamos treinar mais e jogar menos. E não vão jogar todos que gostariam de jogar. (Eles precisam) Mostrar quanto cada um quer em cada jogo. É claro meu critério de escolha: comportamento, rendimento e estratégia. Alguém que fez gol hoje, se eu entender que no próximo jogo tem que ficar fora, se tiver comportamento e treinar acima, como bom profissional, a estratégia tem a ver comigo. O que quero é que todos os dias foquem no que controlam, que é se preparar”, falou o técnico.

Na temporada passada, o filme foi parecido. O Palmeiras também foi eliminado dos mata-matas e focou no Brasileirão, com o discurso de “cada rodada era uma final”. Em 2024, com as eliminações da Copa do Brasil e da Libertadores, a situação vem tomando o mesmo rumo.