A profissão dos jogadores de futebol – principalmente atletas de linha – tem um ciclo muito menor do que outras ocupações, visto a exigência do esporte de alto rendimento. Os times, então, sempre tentam montar um elenco que consiga mesclar esportistas experientes com mais jovens.
- Corinthians pode perder titular para o jogo contra o Fortaleza, pela Sul-Americana
- Marinho perde a linha e dá declaração fora da casinha após a derrota do Fortaleza
Nesse cenário, em todo o plantel do Fortaleza, 12 jogadores têm, pelo menos, 30 anos de idade. Veja, abaixo, a lista completa.
Titi
Cristian Chagas, ou simplesmente Titi, é natural de Pelotas e nasceu em 88, ou seja, está com 36 anos. O zagueiro foi revelado pelo Internacional, em 2007, e fez parte das conquitas da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Gaúcho. Antes de chegar ao Fortaleza, passou por outros seis clubes, entre eles, Vasco e Bahia.
Tinga
Guilherme, apelidado de Tinga, tem 31 anos e é natural de Porto Alegre. O zagueiro foi revelado pelo Grêmio, e teve a primeira passagem pelo Fortaleza em 2015, quando acertou com o clube por empréstimo. Antes de retornar ao Leão do Pici, defendeu o Bahia e o Juventude.
Pikachu
Yago Pikachu está com 32 anos e nasceu em Belém. O jogador pode atuar em três posições, entre elas a lateral-direita, meia e a ponta-direita. Iniciou a carreira aos 9 anos, no Tuna Luso, e defendeu outros três clubes além do Fortaleza. Pelo Leão do Pici, a primeira passagem foi em 2021, e o atleta retornou ao clube em 2023.
Santos e João Ricardo
Aderbar, mais conhecido como Santos, tem 34 anos e nasceu em Campina Grande. Iniciou as categorias de base no Porto-PE, além do Athletico-PR, onde também se lançou na equipe principal. Como goleiro profissional, atuou por CAP e Flamengo, até chegar ao Fortaleza. João Ricardo tem 36 anos, é natural do Rio Grande do Sul e passou por 13 clubes até acertar com o Leão do Pici, em 2023.
Mauricio Kozlinski e Emanuel Brítez
Mauricio é natural do Paraná e está com 33 anos. Até chegar ao Fortaleza, em 2023, passou por nove clubes. Emanuel, por sua vez, é argentino e tem 32 anos. O lateral iniciou a carreira na base do Unión, e como profissional, defendeu outras três equipes, até chegar ao Leão do Pici, em 2022.
Bruno Pacheco e Lucas Sasha
Bruno Pacheco tem 32 anos e era conhecido como Tatá no início da carreira. Chegou ao Fortaleza na temporada anterior, e está no departamento médico do clube. Sasha, por sua vez, tem 34 anos e defendeu sete times antes do Leão do Pici.
Emmanuel Martínez, Marinho e Juan Martín Lucero
Emmanuel Martínez é argentino, tem 30 anos e atua pelo meio-campo. Fez as categorias de base no River Plate e atuou por cinco clubes até chegar ao Fortaleza. O atacante Marinho tem 34 anos, está na equipe desde 2023, enquanto Juan Martín Lucero, de 32, também chegou ao time na temporada passada.