A profissão dos jogadores de futebol – principalmente atletas de linha – tem um ciclo muito menor do que outras ocupações, visto a exigência do esporte de alto rendimento. Os times, então, sempre tentam montar um elenco que consiga mesclar esportistas experientes com mais jovens.
Nesse cenário, em todo o plantel do Fluminense, 16 jogadores têm, pelo menos, 30 anos de idade. Veja, abaixo, a lista completa.
Aos 43 anos, Fábio está no Fluminense desde 2022, mas é um dos maiores ídolos da história do Cruzeiro, com mais de 900 jogos pela Raposa. O goleiro também é admirado pelos tricolores, visto que foi peça fundamental para a campanha vitoriosa da Libertadores 2023.
Thiago Silva tem 39 anos e é um dos grandes ídolos do Fluminense. O zagueiro fez a base no clube entre 1995 e 2003, e voltou ao clube entre 2006 e 2008. Após a segunda passagem pelo Tricolor, defendeu Milan, PSG e Chelsea (onde é ídolo). O defensor deixou o clube inglês para retornar ao time das Laranjeiras, em 2024.
Aos 41 anos, Felipe Melo joga como zagueiro ou volante. Foi revelado pelo Volta Redonda, mas começou como profissional no Flamengo, arquirrival do Tricolor. Passou por 10 clubes antes do Fluminense, entre eles Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras, no Brasil, e Fiorentina, Juventus e Internazionale, internacionalmente.
Aos 36 anos, o lateral-esquerdo foi revelado pelo Fluminense, em 2002, e ficou no clube até 2006, antes de se transferir para o Real Madrid. No clube merengue ficou por 15 anos, até 2022, teve uma breve passagem pelo Olympique de Marselha, e retornou ao Tricolor em 2023.
Felipe Alves nasceu em São Paulo, foi revelado pelo Paulista, é goleiro e está com 36 anos. Defendeu 10 clubes antes de assinar com o Fluminense, neste ano. Antônio Carlos é zagueiro, tem 31 anos, nasceu no Rio de Janeiro e começou a carreira no Tricolor. Passou por nove clubes, entre eles Flamengo e Palmeiras, até retornar ao Flu, em 2024.
Manoel está com 34 anos, fez a base no Athletico-PR, e defendeu Cruzeiro e Corinthians antes de assinar com o Fluminense, em 2021. Diogo Barbosa é lateral-esquerdo, tem 32 anos, fez parte da base no Vasco da Gama, e defendeu outros nove clubes até chegar ao Tricolor, em 2023.
Samuel é lateral-direito, tem 34 anos e foi revelado por Fernando Diniz, no Paulista de Jundiaí. Passou por seis clubes antes de chegar ao Fluminense, em 2021, e é um dos nomes consolidados da equipe. Gabriel é meia, tem 31 anos e fez a base no Resende. Defendeu outros nove clubes, inclusive o Botafogo, antes de assinar com o Tricolor, em 2024.
Thiago Santos tem 35 anos, pode jogar de volate ou zagueiro, e ao todo, defendeu 11 clubes na carreira, entre eles, Palmeiras e Grêmio. Foi contratado pelo Fluminense em 2023. Meio-campista, Renato Augusto está com 36 anos, foi atleta de futsal no Tricolor, e fez a base no futebol pelo Flamengo. Antes de chegar ao Fluminense, em 2024, defendeu três clubes, entre eles o Corinthians, onde é ídolo.
David Terans é uruguaio, tem 30 anos e foi revelado pelo Rentistas. Defendeu seis clubes antes do Fluminense, entre eles, Atlético-MG e Athletico-PR. Assinou com o Tricolor em 2024. Paulo Henrique Ganso tem 34 anos, fez a base no Santos, e passou por São Paulo, Sevilla e Amiens, antes de chegar ao Flu, em 2019.
Keno está com 35 anos e é um dos principais atletas do Fluminense. Foi revelado pelo América-SE e passou por 11 clubes, entre eles Palmeiras e Atlético-MG, antes de chegar ao Tricolor, em 2023. Germán Cano é argentino, tem 36 anos e estreou como profissional pelo Lanús e defendeu oito clubes antes do Flu, o último, sendo o Vasco da Gama, grande rival do Tricolor. Está na equipe das Laranjeiras desde 2022.
Corinthians encara o Vasco com desfalques importantes na neo Química Arena O zagueiro Félix Torres,…
Santos mira retorno de Neymar com apoio de trunfos econômicos e parceria de longo prazo…
Gustavo Gómez destaca esforço do Palmeiras para logística e projeta reta final do Brasileirão O…
São Paulo busca vitória contra o Atlético-MG para seguir firme na briga por vaga direta…
Renê se destaca na vitória do Inter e encaminha renovação de contrato Renê foi um…
Germán Cano empata e salva ponto importante para o Fluminense contra o Fortaleza Na noite…