O Atlético entra em campo nesta quarta-feira (18), às 19h, para enfrentar o Fluminense, no Maracanã, no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores. O Galo busca um bom resultado fora de casa para garantir vantagem no confronto de volta, marcado para a próxima semana, no Mineirão. A equipe mineira chega embalada após eliminar o San Lorenzo-ARG nas oitavas, enquanto o Tricolor Carioca passou pelo Grêmio nos pênaltis.
- Titular sofre lesão e desfalca o Atlético-MG na Libertadores; veja relacionados
- Comentarista aponta injustiça praticada por Milito no Atlético-MG
O Fluminense, atual campeão da Libertadores, passou por uma fase difícil em 2024, o que resultou na demissão de Fernando Diniz. Com a chegada de Mano Menezes, o time reagiu e deixou a zona de rebaixamento do Brasileirão, mas ainda ocupa a 16ª colocação, com 27 pontos. Na última rodada, o Tricolor foi derrotado por 2 a 1 pelo Juventude, no Alfredo Jaconi.
Do lado do Atlético, o time de Gabriel Milito também vem de derrota no Brasileirão, perdendo por 3 a 0 para o Bahia na Arena Fonte Nova. No entanto, o Galo segue forte nos mata-matas, tendo garantido sua vaga nas semifinais da Copa do Brasil após eliminar o São Paulo. O clube mineiro foi o segundo melhor da fase de grupos da Libertadores, com 15 pontos, e aposta em sua solidez defensiva para avançar às semifinais.
Histórico e premiação
O retrospecto entre as equipes em competições de mata-mata é amplamente favorável ao Atlético, que eliminou o Fluminense nos quatro confrontos anteriores em torneios como a Copa Conmebol e Copa do Brasil. Porém, o Galo só venceu uma das últimas dez partidas disputadas no Rio de Janeiro contra o Tricolor.
Além da busca pela vaga nas semifinais, o aspecto financeiro também é relevante. O clube que se classificar garantirá uma premiação de R$ 11,6 milhões e terá a chance de lucrar ainda mais com bilheteria nos jogos decisivos.
Onde assistir Fluminense x Atlético-MG
O duelo entre Fluminense e Atlético terá transmissão exclusiva no streaming da Paramount+.
Prováveis escalações e desfalques
O técnico Mano Menezes deve manter a base da equipe que perdeu para o Juventude no fim de semana. Os desfalques confirmados são o zagueiro Ignácio, que passou por uma artroscopia no joelho, e o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, também lesionado. A expectativa é que Thiago Santos siga como titular na zaga ao lado de Thiago Silva.
Provável escalação: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Marcelo; Facundo Bernal, Martinelli, Ganso e Jhon Arias; Kauã Elias e Kevin Serna.
Gabriel Milito deve promover o retorno de quatro titulares poupados contra o Bahia: Junior Alonso, Guilherme Arana, Alan Franco e Paulinho. O principal desfalque é Renzo Saravia, que sofreu uma lesão muscular. Para substituí-lo, Mariano e Lyanco são os mais cotados. A dúvida na equipe fica por conta do substituto de Otávio, que se recupera de luxação no ombro. Fausto Vera ou Battaglia podem ocupar a posição, com Bruno Fuchs aparecendo como alternativa na zaga.
Provável escalação: Everson; Mariano (Lyanco ou Fuchs), Battaglia, Junior Alonso e Guilherme Arana; Fausto Vera (Battaglia), Alan Franco, Gustavo Scarpa e Bernard; Paulinho e Hulk.