A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou nesta terça-feira (17) o plano operacional para a realização de dois jogos da Copa Libertadores nesta quarta-feira (18) e do festival Rock in Rio, que acontece durante o fim de semana. As partidas entre Fluminense e Atlético-MG, no Maracanã, às 19h, e Botafogo e São Paulo, no Nilton Santos, às 21h30, contarão com um esquema especial de trânsito e segurança, envolvendo mais de 3,4 mil agentes.
O plano inclui interdições nas vias ao redor dos dois estádios e um reforço nas operações de transporte público, com recomendações para que os torcedores utilizem metrô e trem na chegada e saída das partidas. As operações também contemplam o jogo entre Flamengo e Peñarol, que será disputado na quinta-feira (19), no Maracanã, além da grande movimentação esperada para o Rock in Rio.
Para facilitar o deslocamento dos torcedores e minimizar o impacto no trânsito, a Prefeitura decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 18 e 19 de setembro, exceto para serviços essenciais. A expectativa é de que o uso do transporte público e o monitoramento das vias ajudem a manter a fluidez do trânsito em um período de alta demanda na cidade.
O trânsito no entorno do Maracanã será bloqueado a partir das 16h, com interdições em ruas como Professor Eurico Rabelo, Artur Menezes, Conselheiro Olegário e Visconde de Itamarati. A Avenida Maracanã e o Viaduto Oduvaldo Cozzi também terão acessos limitados. Agentes da CET-Rio estarão presentes para orientar motoristas e pedestres, além de monitorarem a situação em tempo real pelo Centro de Operações Rio (COR), permitindo ajustes na sinalização semafórica conforme necessário.
No Estádio Nilton Santos, os bloqueios começarão a partir das 18h30 e se estenderão até 0h30 de quinta-feira (19). Ruas próximas ao estádio, como Doutor Padilha, Goiás e José dos Reis, estarão entre as vias interditadas. Cerca de 45 agentes da CET-Rio e motocicletas estarão posicionados para garantir a fluidez do trânsito, orientar os torcedores e minimizar transtornos na região.
Para facilitar o retorno dos torcedores após o jogo entre Botafogo e São Paulo, o metrô e os trens urbanos terão horários de funcionamento estendidos. A estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração entre os dois sistemas, ficará aberta até 1h30 para embarque, enquanto as demais estações funcionarão normalmente até meia-noite, operando depois disso apenas para desembarque. As linhas do metrô 1 e 4 seguirão até as estações Uruguai e Jardim Oceânico, enquanto a linha 2 levará os torcedores até a Pavuna.
A SuperVia também terá uma operação especial nos dias de jogos. Para atender ao público, serão disponibilizados trens extras, principalmente a partir das 15h. O reforço na grade de trens será mantido durante o ponto facultativo decretado pela Prefeitura. Nos dias de Rock in Rio, a operação seguirá a programação regular, e os clientes podem consultar horários e rotas através do aplicativo da concessionária.
Corinthians encara o Vasco com desfalques importantes na neo Química Arena O zagueiro Félix Torres,…
Santos mira retorno de Neymar com apoio de trunfos econômicos e parceria de longo prazo…
Gustavo Gómez destaca esforço do Palmeiras para logística e projeta reta final do Brasileirão O…
São Paulo busca vitória contra o Atlético-MG para seguir firme na briga por vaga direta…
Renê se destaca na vitória do Inter e encaminha renovação de contrato Renê foi um…
Germán Cano empata e salva ponto importante para o Fluminense contra o Fortaleza Na noite…