Taças do Campeonato Brasileiro (Foto: Joilson Marcone)
Um estudo do CIES Football Observatory, divulgado nesta quarta-feira (18), destacou o Vasco da Gama como o clube brasileiro que mais oferece espaço para atletas sub-21 no elenco profissional. Embora ocupe a primeira posição no Brasil, o Cruz-Maltino ainda está distante do topo do ranking global, onde o Rukh Lviv, da Ucrânia, lidera com impressionantes 41,1% dos minutos jogados por jovens talentos.
O Vasco aparece na 116ª posição mundial, com 13,2% dos minutos disputados por jogadores com menos de 21 anos no Campeonato Brasileiro entre setembro de 2021 e setembro de 2024. Durante esse período, o clube carioca utilizou 22 atletas sub-21, que também foram responsáveis por 11,9% dos gols do time na temporada.
O desempenho, embora expressivo no cenário nacional, fica muito abaixo dos principais times globais que apostam na juventude, como o FC Nordsjælland (Dinamarca), FC Olympic (Uzbequistão) e MŠK Žilina (Eslováquia), que contam com mais de 38% dos minutos jogados por atletas dessa faixa etária.
No Brasil, o Fluminense ocupa a segunda posição no ranking, com 10,9% dos minutos jogados por atletas sub-21, seguido por Palmeiras e Red Bull Bragantino, empatados com 10,6%. O Corinthians fecha o top 5 nacional, com 10% de participação dos jovens em campo.
Além disso, o portal Gávea News também está produzindo conteúdos relacionados ao setor automotivo. Em outras palavras, se você deseja se manter bem informado sobre esse assunto, clique aqui para acessar exclusivamente as notícias dessa categoria.
Assim sendo, nós publicamos duas notícias de destaque: Carros populares com manutenção cara e complicada, e Fusca ‘alternativo’ começará a ser vendido no Brasil (veja fotos).
O São Paulo começou sua caminhada na Libertadores de 2025 com o pé direito. A…
Em participação no programa Jogo Aberto, da TV Bandeirantes, Edu Dracena fez duras observações sobre…
O clima no Botafogo esquentou após a estreia com derrota na Libertadores. A atuação irregular…
Se você acompanha futebol, sabe que alguns confrontos marcam a carreira de qualquer jogador. No…
A derrota do Corinthians para o Huracán, por 2 a 1, na estreia da Copa…
A crise institucional envolvendo a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Vasco da Gama ganhou…