O atacante Pedro, do Flamengo, está fora de toda a temporada de 2024 após sofrer uma lesão no joelho esquerdo. O jogador se machucou em um treino da Seleção Brasileira, no CT do Caju, em Curitiba, durante a última data FIFA, o que resultou no rompimento do ligamento cruzado anterior. A lesão o obrigou a passar por uma cirurgia, realizada pelo Dr. Luiz Antônio Vieira, que já havia operado Pedro em 2018, após uma lesão semelhante, porém no joelho direito.
Diferente da lesão anterior, desta vez Pedro não sofreu danos no menisco, o que facilita e acelera o processo de reabilitação. Em entrevista ao Globo Esporte, o Dr. Luiz Antônio Vieira, o jogador teve “sorte” nesse aspecto, já que a recuperação de uma lesão no ligamento cruzado sem comprometimento do menisco tende a ser mais rápida.
O procedimento cirúrgico envolveu a reconstrução do ligamento cruzado utilizando o tendão patelar, e o médico destacou que Pedro possui um tendão mais largo que o comum, o que contribui para uma recuperação menos dolorosa.
O prazo estimado para a recuperação completa de Pedro é de aproximadamente 10 meses, o que significa que o jogador perderá o restante da temporada de 2024. No entanto, o Dr. Luiz Antônio Vieira acredita que Pedro tem boas chances de estar recuperado a tempo de disputar o Super Mundial de Clubes da FIFA em 2025. Esse otimismo se deve ao fato de o atleta ser extremamente focado e dedicado ao processo de reabilitação, além de estar respondendo bem ao tratamento.
“Ele teve a sorte de não fazer lesão de menisco, então a reabilitação articular é mais rápida. Nós estamos ainda em setembro, quer dizer, ele vai ter aí uns oito meses, porque é mais ou menos na época que se volta, entre o oitavo e o nono mês. Então acredito que tem chance. Ele é muito aplicado, super focado na reabilitação, faz tudo que você manda, tem uma perna forte, uma musculatura boa… Acho que tem chance. Ele vai estar na época que voltaria mais ou menos”, disse Luiz antes de completar.
“A cartilagem estava boa, um joelho sadio, são, normal. Só teve a lesão do ligamento. A gente reconstruiu o ligamento com o mesmo tendão, usando o tendão patelar. E ele tem, por acaso, um tendão patelar bastante largo. Nós temos mais ou menos 35 a 40 milímetros de largura do tendão. O Pedro deve ter em torno de 50 milímetros, é um tendão largo. Então, de certa forma, ajuda ele no pós-operatório para não ter muita dor na área que doou do tendão patelar”, finalizou ele.
O Flamengo já está classificado para o Super Mundial de Clubes, que será realizado entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos. O clube garantiu sua vaga ao conquistar a Copa Libertadores de 2022, quando venceu o Athletico-PR na final. Além do Flamengo, Palmeiras e Fluminense, vencedores das Libertadores de 2021 e 2023, respectivamente, também estarão presentes no torneio.
O Mundial de Clubes de 2025 contará com a participação de grandes clubes ao redor do mundo, incluindo gigantes como Real Madrid, Atlético de Madrid, Chelsea, Manchester City, Bayern de Munique e Juventus. Esses clubes, assim como Flamengo, têm garantido seu lugar na competição por meio de suas conquistas recentes em torneios continentais.
A recuperação de Pedro é crucial para o Flamengo, pois o atacante é uma peça-chave no elenco. A expectativa é que ele esteja pronto para contribuir com o time no Mundial, caso siga no ritmo atual de reabilitação. Enquanto isso, o Flamengo segue seu planejamento para a próxima temporada, aguardando o retorno de seu artilheiro.
Times classificados para o Mundial
- Flamengo
- Palmeiras
- Fluminense
- River Plate (Argentina)
- Boca Juniors (Argentina)
- Real Madrid (Espanha)
- Atlético de Madrid (Espanha)
- Chelsea (Inglaterra)
- Manchester City (Inglaterra)
- RB Salzburg (Áustria)
- Juventus (Itália)
- Inter de Milão (Itália)
- Bayern de Munique (Alemanha)
- Borussia Dortmund (Alemanha)
- Paris Saint-Germain (França)
- Benfica (Portugal)
- Porto (Portugal)
- Al-Hilal (Arábia Saudita)
- Al-Ahly (Egito)
- Seattle Sounders (Estados Unidos)
- Pachuca (México)
- León (México)
- Monterrey (México)
- Urawa Reds (Japão)
- Wydad Casablanca (Marrocos)
- Al Ain (EAU)
- Auckland City FC (Nova Zelândia)
- Ulsan (Coreia do Sul)
- Mamelodi Sundowns (África do Sul)
- Espérance Sportive de Tunis (Tunísia)