CBF rebate declaração de Rodolfo Landim, do Flamengo

Pedro em ação pelo Flamengo (Foto: Divulgação/Flamengo)

CBF responde críticas de Landim e lamenta lesão de Pedro: “Infelizmente, uma fatalidade”

O coordenador de seleções masculinas da CBF, Rodrigo Caetano, se pronunciou nesta sexta-feira (20) sobre a lesão de Pedro, atacante do Flamengo, ocorrida durante um treinamento com a Seleção Brasileira no início de setembro. O jogador, que rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo, está fora do restante da temporada de 2024 e só deve retornar aos gramados em 2025.

A lesão gerou críticas por parte do presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, que responsabilizou a CBF pelo aumento da carga de treinamentos aplicada ao jogador durante a preparação para os últimos jogos da Seleção. Em resposta, Caetano classificou o incidente como uma “fatalidade” e afirmou que todos os protocolos foram seguidos, além de reforçar que a entidade prestou total apoio ao Flamengo para agilizar o início do tratamento do atleta.

“Infelizmente, foi um acidente, uma fatalidade. Era o segundo dia de treinamento, o primeiro foi de recuperação. Antes mesmo de iniciar o treinamento, infelizmente, ele teve esse acidente, o que nos faz lamentar muito”, disse Caetano. “A CBF fez o que precisava ser feito, deu toda a condição para que ele retornasse o mais rapidamente possível ao Rio de Janeiro e iniciasse o tratamento”, completou.

Landim criticou a gestão da CBF, sugerindo que a entidade teria imposto uma carga de treinos excessiva a Pedro, o que poderia ter contribuído para a lesão. O presidente rubro-negro questionou a condução do trabalho com os atletas e disse que o Flamengo foi prejudicado com a ausência de seu principal artilheiro.

Caetano, no entanto, rebateu as críticas e defendeu o trabalho realizado pela comissão técnica da Seleção.

“Todos os clubes, incluindo o Flamengo, recebem relatórios de tudo o que é feito com os seus atletas desde o primeiro dia que chegam à Seleção. Tivemos todo o cuidado do mundo, e, na nossa visão, todos os protocolos foram respeitados”, disse o dirigente.

Ele ainda ressaltou que a CBF conta com profissionais de alto nível, que estão há anos à frente da preparação de atletas nas convocações.

“Não só com essa comissão técnica, mas com outras que já passaram pela Seleção. O controle de carga existe e é feito de forma muito cuidadosa. Análises sobre se foi ou não correto, não vou entrar nesse debate”, acrescentou.

Pedro, que vinha sendo o principal artilheiro do futebol brasileiro em 2024, está fora da temporada e terá de passar por uma longa recuperação. O Flamengo, que depende muito do camisa 9 em suas campanhas no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, ficará sem o jogador em um momento decisivo.

“Agora, nos resta apoiar o Pedro e acompanhar sua recuperação. O Flamengo tem grandes profissionais que vão conduzir muito bem esse processo, e esperamos que ele volte ainda mais forte”, finalizou Caetano.

A lesão de Pedro não apenas afeta o Flamengo, mas também representa uma baixa importante para a Seleção Brasileira, que contava com o jogador para a sequência das eliminatórias. O atacante terá de recomeçar o processo de recuperação e reabilitação, com previsão de retorno aos gramados apenas em meados de 2025.