Na próxima quinta-feira (26), Flamengo e Peñarol vão disputar o segundo e decisivo jogo das quartas de final da Copa Libertadores da América. A partida será realizada no Uruguai, e por este motivo, a equipe mandante já está tomando providências para evitar atitudes racistas.
- Técnico gringo ganha força nos bastidores do Flamengo
- A declaração de Diego Ribas sobre o jogo entre Peñarol x Flamengo
O Peñarol emitiu uma comunicado para a própria torcida, e informou que qualquer pessoa que for flagrada cometendo racismo contra o Flamengo ou seus torcedores será expulsa do estádio e colocada na “lista negra”, de modo a ser banida dos registros e proibida de participar de qualquer evento esportivo.
Veja nota do Peñarol
“Peñarol informa que toda pessoa que seja identificada no Campeón del Siglo realizando qualquer gesto racista em relação a torcedores ou atletas da equipe rival será imediatamente expulso de todos os registros sociais do Clube e será enviado permanentemente para a lista negra, para que não possa voltar a participar de um evento esportivo.
No Peñarol, acreditamos no futebol como um fator de convivência baseado no respeito e na integração.
Depende de todos que seja assim.”
Peñarol e Flamengo na Libertadores
O primeiro jogo entre Flamengo e Peñarol, válido pelas quartas de final da Copa Libertadores da América, foi disputado na última quinta-feira (19), no Maracanã. Mesmo jogando em casa e com o apoio da torcida, o Rubro-Negro não conseguiu usar essas questões a seu favor, e perdeu o confronto por 1 a 0.
A derrota, além de complicar o Mengo na busca pela classificação, significou o fim de uma invencibilidade de cinco anos. Isso porque o Fla não perdia no Maracanã pela Libertadores desde 2019, justamente quando foi derrotado pelo time uruguaio, também por 1 a 0.
Dessa forma, o Peñarol tem a vantagem no placar e ainda vai contar com o apoio de sua torcida. O Flamengo, por sua vez, precisa estar bem preparado e manter a cabeça no lugar para buscar a virada e tentar a classificação, visto que somente a vitória interessa para o Rubro-Negro.
A bola vai rolar para Peñarol e Flamengo na próxima quinta-feira (26), no Estádio Campeón Del Siglo, às 19h (horário de Brasília).