Goleiro Cássio será impactado por Fernando Diniz no Cruzeiro

Cássio em ação pelo Cruzeiro (Foto: Reprodução/Instagram)

Com a chegada de Fernando Diniz ao comando do Cruzeiro, os torcedores já esperam uma mudança no estilo de jogo da equipe. Uma das principais características do técnico é a construção de jogadas desde a defesa, com o goleiro participando ativamente com os pés. No entanto, essa transformação pode ocorrer de maneira gradual, especialmente em relação ao goleiro Cássio.

Segundo o analista do Footure, Vinicius Dutra, a adaptação de Cássio ao estilo de Diniz não será imediata. “Por já estarmos em um período avançado da temporada, não acredito que o goleiro será tão exigido com os pés agora. Talvez, no ano que vem, após uma pré-temporada, possamos ver um trabalho mais específico com o Cássio”, avaliou Dutra.

O especialista compara o possível processo de evolução de Cássio ao que aconteceu com Fábio no Fluminense, quando Diniz comandava a equipe carioca. “Fábio evoluiu bastante com os pés a partir do momento que chegou ao Fluminense. Não virou um especialista como Weverton ou Ederson, mas houve uma curva de evolução. Isso exige tempo e trabalho, o que ainda não é o cenário atual do Cássio”, completou.

Vinícius também acredita que, em um primeiro momento, Cássio pode quebrar o padrão de jogo que Diniz aplica em seus times. “Se for necessário, ele vai optar pelo chutão. Não será algo tão radical como no Fluminense, pelo menos nesse início”, projetou o analista, destacando que o foco do treinador no Cruzeiro será mais voltado para ajustes pontuais e transições graduais até o fim da temporada.

O futuro de Cássio como goleiro titular com Diniz no comando, no entanto, está condicionado a algumas mudanças, especialmente na chegada de reforços que se encaixem melhor no estilo de jogo do treinador. “Com zagueiros mais adequados ao perfil de Diniz, pode ser que Cássio tenha mais facilidade em se adaptar ao sistema”, apontou Vinícius.

Por fim, o analista ressaltou que a evolução do goleiro dependerá de trabalho contínuo e da estrutura oferecida pela equipe. “O Cássio nunca foi conhecido por ser um goleiro que jogue bem com os pés, mas com a pré-temporada e reforços à disposição, Diniz pode simplificar esse trabalho neste momento final de temporada”, concluiu.