O Lanús-ARG garantiu sua vaga nas semifinais da Copa Sul-Americana ao derrotar o Independiente Medellín-COL nos pênaltis, por 6 a 5, após empate em 1 a 1 no tempo normal, na noite desta quarta-feira (25), no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín. Com o resultado, os argentinos agora aguardam o vencedor de Cruzeiro e Libertad-PAR para a próxima fase.
- Cruzeiro x Libertad: vidente crava classificado
- No Cruzeiro, Fernando Diniz pode repetir feito que só Tite tem no Brasil
A partida foi marcada pelo equilíbrio e emoção. O Lanús saiu na frente ainda no primeiro tempo, com um gol contra do zagueiro Daniel Londono, aos 39 minutos. O Independiente Medellín, empurrado por sua torcida, reagiu no segundo tempo e conseguiu o empate aos 16 minutos, com o atacante Mender García, levando a decisão para os pênaltis.
Nas cobranças, ambos os times desperdiçaram oportunidades nas cinco primeiras tentativas, mantendo a disputa acirrada. Porém, na série alternada, o lateral-direito Jherson Mosquera acabou chutando para fora, sacramentando a eliminação do Independiente Medellín e a classificação do Lanús para as semifinais.
O Lanús agora se prepara para enfrentar Cruzeiro ou Libertad, que decidem a última vaga da semifinal nesta quinta-feira (26), no Mineirão. Os cruzeirenses têm a vantagem, após vencerem o jogo de ida por 2 a 0 no Paraguai. O primeiro duelo da semi está marcado para a semana do dia 23 de outubro, com a volta programada para a semana seguinte, no estádio Ciudad de Lanús, em Lanús.
Até o confronto pela Sul-Americana, o Lanús terá compromissos pela Primeira Divisão Argentina, onde busca se manter competitivo tanto no torneio local quanto na competição internacional. O Corinthians também é outro semifinalista da Sul-Americana e enfrentará o vencedor de Athletico-PR e Racing-ARG.
A reta final da Copa Sul-Americana promete fortes emoções, com os times brasileiros e argentinos dominando as últimas fases da competição e em busca de mais um título internacional.