Quando Neymar, do Al-Hilal, volta à Seleção?

Neymar com a camisa do Al-Hilal em 2023 (Foto: Reprodução/Instagram)

Dorival Júnior convoca grupo e destaca a importância do retorno do craque

Nesta sexta-feira (27), a convocação da Seleção Brasileira para os jogos de outubro nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 trouxe algumas surpresas e uma ausência importante: Neymar. O atacante, que se recupera de uma grave lesão no joelho esquerdo desde outubro de 2023, ainda não foi chamado por Dorival Júnior, técnico da Seleção, mas continua sendo peça fundamental para o futuro da equipe.

A Seleção, que ocupa a quinta colocação nas Eliminatórias com dez pontos em oito jogos, segue dentro da zona de classificação para a competição, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá. Para Dorival Júnior, o papel de Neymar na equipe ainda é de grande relevância, mesmo diante de sua ausência prolongada.

“Temos a percepção de quanto o Neymar é importante. E esperamos que nos próximos anos, a partir do momento que ele retornar, possamos ver o quanto a carreira dele vai continuar forte. Não interessa se isso será em outubro, novembro ou fevereiro. Ele tem que estar atuando, confiante, zerado da lesão”, afirmou Dorival durante a coletiva na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

O chefe do departamento de Seleções da CBF, Rodrigo Caetano, também reforçou que o retorno de Neymar à Seleção depende da sua volta aos gramados pelo clube.

“Estamos em contato constante com o Neymar, com o clube. Pelo jogador extraclasse que ele é. Mas dependemos dele voltar a jogar pelo clube, para poder estar aqui”, disse Caetano.

Enquanto Neymar segue em recuperação, a CBF já planeja enviar membros da comissão técnica a Riad, na Arábia Saudita, até novembro, para acompanhar de perto a evolução do jogador. O Al-Hilal, clube de Neymar, tinha inicialmente previsto seu retorno aos jogos em outubro, mas com o passar do tempo, essa data foi sendo adiada, e agora, o técnico Jorge Jesus indicou que o craque só deverá voltar em janeiro.

A situação também se complica pelo limite de estrangeiros no futebol saudita, o que faz com que o Al-Hilal não tenha pressa para reintegrar Neymar à equipe, assim não poderá atuar pela Seleção Brasileira, enquanto não jogar pelo seu clube.

Enquanto isso, a Seleção Brasileira se prepara para dois confrontos cruciais nas Eliminatórias. O primeiro será contra o Chile, em Santiago, no dia 10 de outubro, às 21h (de Brasília). Em seguida, o Brasil enfrenta o Peru no estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 15 de outubro, às 21h45.

O grupo convocado por Dorival Júnior se apresentará em São Paulo no dia 7 de outubro, onde treinará no centro de treinamento do Corinthians até o dia 9, quando viaja a Santiago.