O Flamengo divulgou uma nota oficial nesta terça-feira (1), criticando a decisão de Corinthians e Vasco de acionar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Os clubes paulistas e cariocas questionam a mudança das datas dos jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil, inicialmente previstas para 17 de outubro, mas remarcadas pela CBF para o fim de semana do dia 20.
- Flamengo definiu ‘plano A’ antes de substituir Tite por Filipe Luís
- Flamengo x Corinthians: a declaração de Filipe Luís
Vale destacar, que a alteração ocorreu após a divulgação do calendário da Conmebol, que conflitou com a agenda da Libertadores e Copa Sul-Americana.
Flamengo e Atlético-MG apoiam mudança de datas
Vale destacar que Flamengo e Atlético-MG foram os clubes que solicitaram a mudança das datas à CBF. Isso porque as equipes contavam com jogadores convocados para a próxima data-Fifa, que termina um dia antes dos jogos de volta. Por isso, os dois times temiam não ter seus principais atletas em condições físicas ideais.
Além disso, o Flamengo reafirmou que a CBF agiu de forma democrática ao consultar os quatro semifinalistas da Copa do Brasil. Sendo assim, Flamengo e Atlético-MG aprovaram a mudança, enquanto o Corinthians foi contra, e o Vasco sugeriu uma proposta alternativa, que não foi aceita.
Corinthians e Vasco recorrem ao STJD
Corinthians e Vasco, insatisfeitos com a decisão, recorreram ao STJD. O clube paulista alegou que a mudança compromete a isonomia entre os times e coloca em risco a credibilidade das competições. Dessa maneira, o caso gerou um desconforto entre os clubes, especialmente com o Flamengo, que criticou a ação dos rivais.
Em nota oficial o Flamengo fez questão de criticar a decisão do Vasco e Corinthians de acionarem o STJD:
“O Clube de Regatas do Flamengo (“Flamengo”) vem, diante da informação de que o Vasco da Gama SAF (“Vasco”) e o Sport Club Corinthians Paulista (“Corinthians”) decidiram acionar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (“STJD”), contra a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (“CBF”) de inverter a data base das partidas de volta da fase semifinal da Copa do Brasil com as partidas da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro” diz o trecho inicial da nota do Flamengo.
Cabe ressaltar que, na coletiva de apresentação de Filipe Luís, como novo treinador do Flamengo, Bruno Spindel, defendeu a decisão da CBF, destacando as dificuldades enfrentadas pelos atletas após as datas-Fifa. “Perder uma noite de sono e recuperação afeta o rendimento dos jogadores”, disse Spindel.
Para Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, a atitude do Corinthians extrapola a questão das datas. Com isso, ele acredita que a arbitragem já está sendo pressionada para o jogo decisivo da semifinal.