O Vasco vive uma semana movimentada, não apenas com a preparação para a semifinal da Copa do Brasil, mas também com problemas fora de campo. O clube carioca enfrenta dois processos no STJD que podem resultar em multas pesadas e até na perda de mandos de campo, algo que pode impactar diretamente o time no restante da temporada.
- Vasco emite nota oficial direcionada ao Flamengo
- Recado de Filipe Luís para Tite, Marcos Braz fala sobre o seu futuro e polêmica com Vini Jr: as últimas notícias do Flamengo
Julgamento por incidentes em São Januário
O primeiro julgamento do Vasco acontece na quinta-feira, dia 3, por conta dos incidentes ocorridos na partida de ida contra o Athletico-PR, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Cruz-Maltino foi denunciado pelos artigos 213, I e III, e 211 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Isso porque houve desordens no estádio e o lançamento de objetos no campo por parte da torcida. Se condenado, o Vasco pode ser multado entre R$ 100 e R$ 100 mil e perder de um a dez mandos de campo.
Além disso, o clube foi denunciado pelo artigo 211, que trata da falta de infraestrutura e segurança no local da partida. Por isso, o estádio pode ser interditado, caso o tribunal considere o Vasco culpado.
Zagueiro e segurança também envolvidos
Além dos problemas envolvendo o clube, o zagueiro João Victor será julgado no STJD, podendo ser suspenso por jogada violenta e desrespeito à arbitragem. O jogador se envolveu em confusão durante o jogo contra o Athletico-PR, o que pode resultar em punição de até seis partidas.
Dessa maneira, o segurança do Vasco, Betinho, também está na mira da Procuradoria do STJD. Envolvido em uma briga com jogadores do Athletico-PR, ele pode ser suspenso por até 360 dias por conduta antidesportiva.
Mais um julgamento à vista
Um dia após o primeiro julgamento, o Vasco enfrentará mais um processo, desta vez por incidentes ocorridos na vitória contra o Athletico-PR pelo Campeonato Brasileiro. Vale destacar que o clube foi denunciado por tumultos e desordens, o que pode acarretar novas multas.
Sendo assim, o Vasco vive um momento crítico dentro e fora de campo, e qualquer punição pode prejudicar a equipe em sua busca por melhores resultados na temporada.