Filipe Luís estreia como técnico do Flamengo
Nesta quarta-feira, Filipe Luís comandou sua primeira partida como treinador de uma equipe profissional. No Maracanã, o Flamengo derrotou o Corinthians por 1 a 0 na partida de ida das semifinais da Copa do Brasil. Após encerrar a carreira no futebol no final de 2023, ele ingressou nas categorias sub-17 e sub-20 do clube antes de ser promovido para assumir a posição no lugar de Tite. O desfecho garantiu elogios ao novo técnico, que fez uma declaração com um grande entusiasmo após a vitória para a torcida.
- A declaração de Filipe Luís direcionada a torcida do Flamengo
- A declaração de Filipe Luís direcionada a Gabigol, do Flamengo
-Sensação maravilhosa. Eu vi meus companheiros correndo por mim, me senti muito orgulhoso. Sou um privilegiado. E não falo da boca para fora: quando a torcida quer ganhar o jogo, ela ganha sozinha. O apoio que teve hoje refletiu nos jogadores. Fico muito feliz de ter conseguido trazer essa energia. A comunhão com a torcida tem que crescer cada vez mais. A gente só vai conseguir se corresponder as expectativas deles dentro do campo, disse Filipe Luís.
Na noite anterior à sua estreia, o novo técnico do Flamengo revelou que foi surpreendido com uma ligação especial antes de ir para a cama. Zico fez uma ligação para desejar sucesso.
-Ontem à noite, estava vindo para cama e vejo no meu celular: Arthur Coimbra. Interessante (Filipe sorri), muito bom, muito bom. Ter o Zico como amigo nunca me parece normal, um privilégio muito grande. Ele me ligou, me desejou sorte, me deu alguns conselhos, me contou um pouco da história dele como treinador, contou Filipe Luís.
-Eu ainda não consigo ficar normal do lado do Zico, do Júnior e principalmente do Athirson. São grandes, são ídolos. Estou me acostumando. O Zico é tão próximo e tão humilde que fica mais fácil, prosseguiu.
Uma das alterações imediatas implementadas por Filipe Luís foi colocar o Gabigol como jogador principal. O atacante começou o jogo no domingo ainda sob o comando de Tite, mas em uma situação onde o treinador anterior optou por poupar vários jogadores.
-É um jogador histórico, ídolo histórico do clube. Eu, mais do que ninguém, sei o que ele pode dar para a equipe, sei o que pode nos oferecer. Um jogador não melhora da noite para o dia. Ele precisa de minutos, precisa de sequência, precisa de um certo carinho, um cuidado, mas não só o Gabriel. Podemos falar aqui de inúmeros jogadores que, com um treinador, pode ter mais minutos ou menos minutos. Isso é natural no futebol, destacou o treinador.
-O Gabriel foi uma escolha minha, escolha técnica. Sei o que ele pode me oferecer. Imaginei como o adversário viria jogar, como a gente poderia atacá-los, e o plano de jogo foi em cima dele como um número 9 e com o Bruno mais aberto. Acredito que ele tenha feito um bom jogo. Com certeza tem muito a evoluir fisicamente, confiança mesmo. A hora que a primeira entrar ele voltar ser o Gabriel. Mental e fisicamente talvez precise de mais tempo. Vai sentir no próximo jogo porque não é fácil depois de tanto tempo sem jogar ter uma sequência, mas vou tratar ele e todos com muito carinho, completou.
A segunda partida ocorrerá no dia 20 de outubro, na Neo Química Arena. O Flamengo jogará com a vantagem de um empate. Se o Corinthians perder por um gol de diferença, a decisão da vaga na final da Copa do Brasil ocorrerá nas cobranças de pênaltis.