O Flamengo venceu o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil e superou o Corinthians por 1 aa 0, nesta quarta-feira (2). O duelo marcou a estreia de Filipe Luís como técnico, e mudanças significativas em relação à escalação que era utilizada por Tite.
- A declaração de Filipe Luís direcionada a Gabigol, do Flamengo
- A declaração de Gerson após vitória do Flamengo sobre o Corinthians na Copa do Brasil
Uma das alterações promovidas pelo novo treinador foi na zaga, onde Fabrício Bruno deu lugar a Léo Ortiz. Questionado ssobre a escolha, Filipe elogiou os dois atletas e justificou a utilização de Léo.
— O Ortiz e o Fabrício são dois jogadores fantásticos, seguros e que não têm erro. Foi uma opção tática em cima do que eu estudei sobre o Corinthians. Encaixava melhor o Léo. Depois vai ser o Fabrício, David, o Cleiton… -, disse.
Além da mudança na zaga, Filipe Luís promoveu outras três alterações de jogadores que eram utilizados por Tite: voltou com Rossi para o gol (Matheus Cunha era o goleiro da competição), usou Wesley em Varela e Gabigol foi titular.
Com as alterações na escalação, houve também, uma mudança de esquema tático. O 4-3-3 foi deixado de lado para a utilização do 4-4-2, que inclusive, favorece o Flamengo e potencializa as características individuais do elenco.
As boas impressões de Filipe como técnico foram ótimas, o Flamengo apresentou um bom futebol, dominou todo o confronto e teve muitas chances de gol, mas parou em excelentes defesas do goleiro Hugo. Ainda assim, por mais que seja simples, tem vantagem no placar.
Agora, Flamengo e Corinthians se reencontram no dia 20 de outubro, para o segundo jogo da semifinal. A partida será disputada na Neo Quimica Arena, às 16h (horário de Brasília), e define um dos finalistas. O vencedor vai enfrentar o ganhador do duelo entre Vasco x Atlético-MG.