A saída de Tite do comando técnico do Flamengo, após a eliminação na Libertadores para o Peñarol, causou grande repercussão no mundo do futebol. Na última segunda-feira (30), o treinador foi demitido após uma vitória magra de 1 a 0 sobre o Athletico-PR pela 28ª rodada do Brasileirão, em meio a um desempenho abaixo do esperado e forte rejeição por parte da torcida.
- A declaração de Filipe Luís direcionada a torcida do Flamengo
- A declaração de Rogério Ceni direcionada a Everton Ribeiro antes do jogo contra o Flamengo
Filipe Luís assume comando até 2025
Com a saída de Tite, Filipe Luís foi efetivado como treinador do Flamengo até dezembro de 2025. Sua estreia, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, trouxe bons sinais. O Flamengo venceu o Corinthians por 1 a 0, em uma partida de intensa pressão e futebol ofensivo.
Vale destacar que o time foi elogiado pela postura agressiva e pela movimentação vertical, pressionando o adversário durante os 90 minutos. O goleiro Hugo Souza, formado no Flamengo, foi um dos destaques, evitando uma goleada com grandes defesas.
Rizek concorda com a demissão de Tite
O jornalista André Rizek, da Globo, comentou sobre a demissão de Tite e foi enfático ao afirmar que o rompimento, neste momento, era necessário:
“Venho aqui para dizer, que neste momento, que nesta altura da temporada, acho também um acerto romper essa ligação. Nem vou elaborar muito pra dizer que o Tite não deu certo no Flamengo porque isso é óbvio, ululante. Mas vamos refletir sobre os últimos atos do Adenor à frente do clube da Gávea”, disse Rizek.
Tite não entendeu como deve se comportar um técnico do Flamengo
Além disso, Rizek afirmou que Tite pode não ter compreendido a essência de ser técnico do Flamengo, especialmente com atitudes que não agradaram à torcida. “O Tite claramente não entendeu, ou não quis entender alguns clamores que rondavam a torcida rubro-negra. Um deles é de que a gente vive num país muito paternalista, a gente gosta da figura de um chefe poderoso, do paizão, do cara que controla tudo. E o Tite, ao não entender isso, seguiu levando para a entrevista coletiva e pior do que isso, deixou que o filho, em boa parte do primeiro tempo (contra o Athletico-PR), ficasse ali na beira do gramado dando orientações ao time. É uma coisa que todo mundo sabe, não vinha caindo bem junto a opinião pública, junta à torcida do Flamengo” completou Rizek.
Ele ainda ressaltou a insatisfação do público com o fato de Matheus Bachi, filho de Tite, estar à beira do gramado durante boa parte do jogo contra o Athletico-PR, o que pegou mal junto à torcida.
Próximo desafio do Flamengo é o Bahia
Após a vitória sobre o Corinthians, o Flamengo já se reapresentou nesta quinta-feira (03), focando na preparação para o próximo confronto, contra o Bahia, pela 29ª rodada do Brasileirão. A partida acontece no sábado (05), às 19h, na Arena Fonte Nova.