Flamengo

Alisson, Cortês, André, Marinho e Bruno Guimarães: jogadores falam como era enfrentar o Flamengo de Jorge Jesus

O período em que Jorge Jesus comandou o Flamengo entre 2019 e 2020 é um marco na história do clube e do futebol brasileiro. Com apenas quatro derrotas e cinco títulos conquistados, o técnico português não só superou expectativas como se tornou ídolo eterno da Nação Rubro-Negra. O estilo de jogo intenso e ofensivo, que pressionava os adversários desde o campo de ataque, fez do Flamengo de Jesus uma equipe quase imbatível.

Domínio absoluto e recordes impressionantes

Sendo assim, não é à toa que Jorge Jesus conquistou mais títulos do que derrotas em sua passagem pelo Flamengo. Seus números são impressionantes: 57 jogos, 43 vitórias, 10 empates e apenas 4 derrotas, o que resulta em um aproveitamento de 81,3%. Além disso, o time marcou 129 gols e sofreu apenas 47. Esses números refletem o domínio do time sob seu comando, que muitas vezes parecia imbatível em campo.

Vale destacar que não foi apenas a torcida que se encantou com o estilo de jogo do Flamengo de Jorge Jesus. Jogadores adversários também reconheceram a força do time. Bruno Guimarães, ex-Athletico-PR e atual jogador do Newcastle, afirmou que o Flamengo praticava um futebol com mentalidade europeia, muito intenso e sempre pressionando:

“Com certeza. Eles têm (mentalidade europeia), ainda mais pelo estilo do Jorge (Jesus). Nesses últimos tempos, ele é o único que joga o futebol europeu no Brasil. O Flamengo é muito intenso, pressiona a bola o tempo inteiro”, disse Bruno.

Impacto nos adversários e reconhecimento internacional

O atacante Marinho, que atualmente defende o Fortaleza e teve passagem pelo Flamengo em 2022, quando ajudou nas conquistas da Libertadores e da Copa do Brasil, jogava pelo Santos em 2019 e enfrentou o Flamengo naquela temporada. 

Na época, o Santos era o principal concorrente do Flamengo no Brasileirão, terminando na segunda posição, enquanto o Rubro-Negro sagrou-se campeão. Antes do confronto entre as equipes pelo primeiro turno do Brasileirão, no Maracanã, Marinho foi questionado sobre qual time jogava o melhor futebol do país naquele momento, e respondeu:

“O nosso (é o melhor futebol do Brasil). Serei sempre o cara que vai ser de acordo com meu time e torcedor. Muitas equipes jogam um bom futebol, eu gosto de futebol. Flamengo tem jogado bem, Grêmio, entre outras. Importante é a nossa camisa”, disse Marinho.

Flamengo e Grêmio pela semifinal da Libertadores de 2019

Bruno Cortês, ex-lateral do Grêmio, relembrou a goleada histórica de 5 a 0 sofrida contra o Flamengo, na semifinal da Libertadores. Ele descreveu como foi a partida e a dificuldade que a equipe gaúcha enfrentou diante do time rubro-negro.

“No primeiro tempo, até que fomos bem, só que no finalzinho, tomamos um gol. Aí, filho, no segundo tempo, tomamos de bola parada e aí eu disse para o Kannemann: ‘vamos fechar a casinha, se não a gente toma mais'”, contou Cortês.

O atacante André, que jogava pelo Grêmio de Renato Gaúcho em 2019, também comentou sobre a dificuldade de enfrentar o Flamengo no Maracanã, especialmente na partida em que o clube gaúcho sofreu a goleada pela semifinal da Libertadores:

“Naquele jogo que a gente perde no Maracanã, por 5 a 0, depois eu encontrei o Gabigol e perguntei: ‘E aí, como foi?’ Gabigol responde: ‘A gente já sabia que ia fazer gol de escanteio em vocês.’ Aí eu perguntei: ‘Por quê?’ E ele disse: ‘Porque vocês marcavam individualmente'”, relembrou André.

Final do Mundial entre Flamengo e Liverpool

O goleiro Alisson, do Liverpool, também comentou sobre o Flamengo de Jorge Jesus após a final do Mundial de Clubes, na qual o time inglês venceu os cariocas por 1 a 0 em uma partida bastante equilibrada.

Ao ser questionado se o Flamengo surpreendeu por estar tão preparado para o confronto, o arqueiro respondeu: “Foi muito bom pela maneira como foi, lógico, estou feliz por ter vencido. O Flamengo jogou de igual pra igual”, afirmou Alisson.

O legado de Jorge Jesus no Flamengo

Dessa maneira, o legado de Jorge Jesus vai além dos títulos. Ele transformou o Flamengo em um time admirado, temido e respeitado. Isso porque, além de vitórias, ele deixou um estilo de jogo que até hoje é lembrado como referência no futebol brasileiro.

Leandro Cardoso

Recent Posts

Saída de Alário, futuro de Fabrício e declaração de Wesley: as últimas notícias do Internacional

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Internacional se concentram nos bastidores do…

10 minutos ago

Protesto da torcida, declaração de Vegetti e recado de Wesley: as últimas notícias do Vasco

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Vasco se concentram nos bastidores do…

15 minutos ago

Declaração de auxiliar, recado de Rafinha e jogador criticado: as últimas notícias do São Paulo

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o São Paulo se concentram nos bastidores…

20 minutos ago

Troca de jogadores, ajuda de rival e joia na mira de europeus: as últimas notícias do Santos

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Santos se concentram nos bastidores do…

25 minutos ago

Publicação de Hulk, declaração de Milito e recado de Otávio: as últimas notícias do Atlético-MG

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Atlético-MG se concentram nos bastidores do…

30 minutos ago

Substituto de Estêvão, desfalque para a temporada e elogios a Weverton: as últimas notícias do Palmeiras

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Palmeiras se concentram nos bastidores do…

35 minutos ago