Olímpiadas pode adicionar esporte no qual Brasil é favorito

Jogos Olímpicos de Paris 2024 (Foto: Flickr/Nicolas Michaud)

Fifa faz movimento inédito para incluir futsal e futebol de areia nas Olimpíadas

A Fifa anunciou, nesta quinta-feira (3), que irá formalizar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) o pedido de inclusão do futsal e do futebol de areia no programa das Olimpíadas. Esta será a primeira vez que a entidade máxima do futebol faz uma solicitação oficial para que essas modalidades integrem os Jogos Olímpicos.

Campanhas anteriores já haviam sido realizadas pela Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), que foi a primeira a gerenciar o futsal no mundo. No entanto, essas tentativas nunca chegaram oficialmente ao COI. Agora, com o apoio da Fifa, o movimento ganha força e avança para uma formalização estratégica.

Em um documento apresentado na reunião do conselho da Fifa, realizada em Zurique, a entidade afirmou que “dado o nível de participação ao redor do mundo, a Fifa vai propor que tanto o futsal quanto o futebol de areia sejam considerados disciplinas distintas de futebol nos Jogos Olímpicos daqui em diante”. Esse passo faz parte dos objetivos traçados para o ciclo até 2027.

A Fifa também pretende solicitar o aumento de seleções no torneio de futebol feminino nas Olimpíadas, passando de 12 para 16 equipes. A proposta acompanha o crescimento da modalidade, que tem ganhado mais visibilidade e apoio global nos últimos anos.

Desde 1989, a Fifa organiza a Copa do Mundo de Futsal, e desde 2005, o Mundial de Futebol de Areia. Ambas as modalidades têm se consolidado em nível global, atraindo milhões de fãs e desenvolvendo competições cada vez mais populares.

O Brasil é um dos grandes destaques nessas modalidades, sendo hexacampeão mundial de futebol de areia, título conquistado este ano nos Emirados Árabes Unidos. No futsal, a seleção brasileira é pentacampeã mundial e busca seu sexto título em uma final contra a Argentina, que será disputada no próximo domingo (6), no Uzbequistão.