A última rodada do Brasileirão foi positiva para o Fluminense, que segue na luta para permanecer na série A. Com a vitória sobre o Cruzeiro e a combinação de resultados de seus concorrentes, o Tricolor deixou a zona de rebaixamento e passa a pausa da Data Fifa fora do Z-4. Será que o clube conseguirá se manter na elite do futebol? Vamos analisar a situação do Flu.
- Fluminense terá mudanças em seu titular
- A declaração de Abel Neto direcionada a Ganso, do Fluminense
Rodada favorável e aumento de chances
A rodada 29 foi crucial para o Fluminense. Vale destacar que, além da vitória contra o Cruzeiro, o time se beneficiou dos tropeços de rivais diretos como Vitória e Corinthians, que não conseguiram vencer.
Com isso, o Flu deixou o Z-4 e viu suas chances de permanência na Série A subirem de 48,16% para 57,73%, segundo o Espião Estatístico do ge. Isso porque, o clube agora tem uma vantagem estratégica, ganhando tempo para se preparar e recuperar seus principais jogadores para os próximos confrontos.
Próximos desafios e confrontos diretos
O Fluminense ainda tem 10 jogos pela frente, sendo seis deles contra equipes que também brigam contra o rebaixamento, como Athletico-PR, Vitória e Cuiabá. Além disso, cinco desses confrontos serão no Maracanã, onde o Tricolor historicamente se mostra forte.
Sendo assim, o time precisa de um aproveitamento de, no mínimo, 50% nos jogos restantes para atingir os 45 pontos, que são considerados suficientes para evitar a queda.
Alívio, mas nada garantido
Cabe ressaltar que, desde 2010, nenhum time que alcançou 45 pontos foi rebaixado, o que traz um certo alívio para a torcida. Por isso, o Fluminense tem motivos para acreditar na permanência.
Dessa maneira, a equipe, atualmente em 16º lugar, está apenas um ponto à frente do Vitória, mas com um jogo a menos, o que pode ser um fator decisivo na reta final. Desse jeito, o Fluminense segue na luta, com o apoio da torcida, em busca da permanência na Série A.