Vasco

São Januário vai ter gramado artificial?

O Cruzmaltino quer transformar São Januário em uma arena multiuso

O Vasco planeja fechar São Januário para reformas após o término do Campeonato Brasileiro, com o objetivo de iniciar as obras no início de 2024. No entanto, para dar início ao projeto, o clube ainda depende da venda do potencial construtivo, cuja negociação está em andamento, mas sem um acordo finalizado até o momento.

Entre as discussões acerca da nova arena, uma das principais questões envolve o tipo de gramado que será utilizado. Atualmente, São Januário possui um campo 100% natural, mas a tendência é que o clube adote um gramado sintético ou híbrido (combinando grama natural e sintética), o que elevaria o custo inicial da reforma, mas traria benefícios a médio e longo prazo, de acordo com avaliações internas.

Para subsidiar a decisão, o Vasco já tem analisado modelos utilizados em outros estádios, como o Nilton Santos, do Botafogo, onde foi apresentado um relatório sobre o uso de gramado sintético.

O presidente do clube, Pedrinho, mantém conversas frequentes com os arquitetos responsáveis pelo projeto, discutindo as possíveis modificações. Uma vez definidos todos os detalhes, o Vasco pretende realizar um evento para apresentar o projeto final aos torcedores e à imprensa.

A decisão de abandonar o gramado 100% natural se justifica, entre outros fatores, pela necessidade de maior exposição ao sol e irrigação para a sua manutenção. A reforma de São Januário incluirá uma cobertura parcial, o que tornaria impossível manter a mesma qualidade de gramado natural, considerando as áreas com maior sombra. Além disso, o clube tem levado em consideração a experiência recente do Atlético-MG na Arena MRV, onde o gramado natural tem enfrentado dificuldades e está prestes a ser substituído por um campo sintético.

Outro ponto que pesa na decisão é o desejo do Vasco de transformar São Januário em um espaço multiuso, capaz de sediar eventos além dos jogos de futebol, como shows. Nesse contexto, a escolha por um gramado sintético ou híbrido também facilitaria a manutenção e reduziria os custos operacionais a longo prazo.

Geovanna Thomaz

Recent Posts

Carille ganha dor de cabeça para o próximo jogo do Santos

O Santos segue firme na luta pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, mas…

6 minutos ago

A declaração de Arnaldo Ribeiro sobre a diretoria do São Paulo

O São Paulo vive um momento delicado dentro e fora de campo, com eliminações seguidas…

16 minutos ago

Confira ranking de times brasileiros entre os mais valiosos

Três clubes brasileiros figuram entre as 100 equipes mais valiosas no mundo inteiro, e são…

26 minutos ago

A declaração de Dorival Jr direcionada a Matheus Pereira

Dorival Júnior abriu o jogo sobre Matheus Pereira, um dos principais nomes do Cruzeiro na…

26 minutos ago

A declaração de Luís Roberto direcionada a Fábio Carille, do Santos

Comentarista alfineta técnico Nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, um talento…

36 minutos ago

Treino do Internacional é marcado por desfalques importantes

Em semana de Data FIFA, o Internacional está buscando aperfeiçoar aquilo que vem dando bastante…

46 minutos ago