São Paulo

STJD nega pedido do São Paulo

STJD nega pedido de anulação de jogo entre São Paulo e Fluminense

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu nesta sexta-feira (11) não acatar o pedido de anulação da partida entre São Paulo e Fluminense, válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, que terminou com vitória do time carioca por 2 a 0. O São Paulo solicitava a impugnação do resultado sob a alegação de “erro de direito” no primeiro gol do Fluminense, marcado por Kauã Elias.

Apesar do pedido ter sido apresentado fora do prazo estipulado pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o STJD decidiu analisar o caso. O placar final do julgamento foi de 9 a 0 contra o São Paulo, com os auditores considerando que o lance reclamado não teve impacto suficiente para justificar a anulação da partida.

O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, comentou o resultado do julgamento: “Decisão que a gente esperava. Na nossa opinião, o pedido não tinha fundamento esportivo e jurídico. Ficou claro que houve apenas um erro de comunicação, como o árbitro admitiu no depoimento”, disse o dirigente.

O lance que gerou a reclamação ocorreu após uma disputa de bola entre Calleri, do São Paulo, e Thiago Santos, do Fluminense, no meio de campo. O árbitro Paulo Cesar Zanovelli inicialmente assinalou falta de Calleri, mas deu vantagem ao Fluminense, que seguiu com a posse de bola. No entanto, o capitão do Fluminense, Thiago Silva, interpretou que a falta havia sido marcada e colocou a mão na bola, reiniciando a jogada. A sequência resultou no gol de Kauã Elias.

Para o São Paulo, ao dar vantagem e não interromper o lance, o árbitro deveria ter anulado o gol. As imagens e áudios do VAR, divulgados posteriormente pela CBF, mostraram que o árbitro se contradisse ao rever o lance, mas o tribunal decidiu que o erro não era suficiente para invalidar o jogo.

A disputa jurídica provocou trocas de farpas entre os dirigentes dos dois clubes. Mário Bittencourt rebateu críticas do presidente do São Paulo, Julio Casares, que havia ironizado a situação ao afirmar que “teve time que subiu passando por cima da regra”, em referência à ascensão do Fluminense à Série A em 2000. Bittencourt respondeu citando o caso Sandro Hiroshi, que resultou na perda de pontos do São Paulo por adulteração de documentos em 1999.

Lucas Barros

Recent Posts

Bayern de Munique pode perder estrelas em fim de contrato

Bayern de Munique enfrenta possível renovação de elenco para a temporada 2025/26 O Bayern de…

47 minutos ago

Internacional, Flamengo e Palmeiras são as principais vítimas de Luciano, do São Paulo

Luciano incomoda bastante as equipes que enfrentam o São Paulo, por ser um jogador 'catimbeiro',…

57 minutos ago

Vasco tenta entregar dois ‘reforços’ para Paiva ainda em 2024

Para conseguir finalizar a Copa do Brasil e o Brasileirão com chave de ouro, o…

1 hora ago

Mais uma SAF: Clube paulista recebe proposta de 1,5 bilhão

Portuguesa recebe proposta para virar SAF A aquisição da SAF da Portuguesa pode ser mais…

1 hora ago

Santos x Mirassol: vidente crava resultado

Quem será que vence esse duelo? No sábado (12), às 18h30 (horário de Brasília), o…

1 hora ago

F1: Carro de Ayrton Senna será atração na pista do GP de São Paulo

Carro histórico de Ayrton Senna será destaque no GP de São Paulo 2024 Os fãs…

2 horas ago