STJD atende solicitação do Corinthians

STJD
Superior Tribunal de Justiça Desportiva (Foto: Divulgação/Site STJD)

STJD concede efeito suspensivo a Alcaraz, Cacá e Yuri Alberto após confusões em Corinthians x Flamengo

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu efeito suspensivo, neste sábado, aos jogadores Alcaraz, do Flamengo, e Cacá e Yuri Alberto, do Corinthians. A decisão foi proferida pelo auditor Marco Aurélio de Lima Choy, membro do Pleno do STJD, e permite que os atletas sigam atuando até o julgamento em segunda instância, que ainda não tem data definida.

Os três jogadores estavam envolvidos nas confusões ocorridas na partida entre Corinthians e Flamengo, válida pelo Campeonato Brasileiro. Embora tivessem sido punidos, o efeito suspensivo garante que eles possam disputar a semifinal da Copa do Brasil, neste domingo, às 16h (de Brasília), uma vez que as sanções eram restritas à competição nacional.

Alcaraz, do Flamengo, e Yuri Alberto, do Corinthians, foram denunciados com base no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de agressões físicas durante partidas.

  • Alcaraz foi punido com quatro jogos de suspensão após ser acusado de “desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares de forma contundente, assumindo o risco de causar dano ou lesão ao adversário”. Durante a confusão, ele desferiu um soco em Cacá, do Corinthians, e, por voto da maioria, foi suspenso.
  • Yuri Alberto, por sua vez, foi penalizado com dois jogos de suspensão por “desferir chutes ou pontapés desvinculados da disputa de jogo”, em um ato considerado igualmente contundente e que, segundo o tribunal, assumiu o risco de causar lesão ao adversário.
  • Cacá, zagueiro do Corinthians, foi enquadrado no artigo 250, que trata de atos desleais ou hostis, por “empurrar acintosamente o adversário fora da disputa de bola”. Durante a confusão, ele segurou o pescoço de Alcaraz antes de ser atingido pelo soco. Por esse motivo, foi punido com duas partidas de suspensão.

Além do trio, o jogador Fabinho Soldado, também envolvido nas confusões, recebeu efeito suspensivo e está liberado para atuar até o novo julgamento.

A decisão do STJD trouxe alívio para as equipes, especialmente para o Flamengo e o Corinthians, que agora podem contar com esses jogadores em partidas decisivas, como a semifinal da Copa do Brasil disputa neste último domingo.