Corinthians tem futuro indefinido na Copa do Brasil

Rodrigo Garro com a camisa do Corinthians em 2024 (Foto: Reprodução/Instagram)

Entenda a situação

O Corinthians, que esteve presente nas semifinais da Copa do Brasil nos últimos três anos, pode não conseguir disputar a competição em 2025. Após ser eliminado pelo Flamengo no último domingo, o clube tem duas alternativas para garantir sua participação na Copa do Brasil do próximo ano.

Primeira alternativa é ganhar o título da Copa Sul-Americana não estar muito difícil pois o time parece estar bem concentrado para ir a final e levantar uma taça.

A segunda alternativa é praticamente inviável que é ficar entre os 6 primeiros colocados da tabela. O Timão está 17 pontos atrás do Internacional, que ocupa atualmente a sexta posição. Com 24 pontos ainda em disputa no Brasileirão e dez times à frente na corrida pela classificação à Libertadores, as chances são escassas.

Yuri Alberto em ação pelo Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Diante disso, a Copa Sul-Americana se torna ainda mais crucial. Na quinta-feira, o Corinthians enfrentará o Racing, da Argentina, na Neo Química Arena, no jogo de ida da semifinal dessa competição.

Entenda porque o Corinthians pode ficar de fora

Desde o ano passado, os critérios para se classificar para a Copa do Brasil foram modificados. Em vez de utilizar o ranking da CBF como até 2023, as vagas agora são definidas com base no desempenho nos campeonatos estaduais.

A Federação Paulista possui direito a seis lugares na Copa do Brasil, dos quais cinco são atribuídos conforme o desempenho no Campeonato Paulista. Os quatro classificados para as semifinais asseguram automaticamente um lugar no torneio, enquanto a equipe de melhor desempenho que for eliminada nas quartas de final fica com a quinta posição. No entanto, em 2024, o Timão foi eliminado na primeira etapa.

Uma alternativa para garantir a participação na Copa do Brasil é participar da Copa Libertadores. As equipes que participam do torneio continental avançam diretamente para a terceira etapa.

Como o vencedor da Copa Sul-Americana assegura vaga na Libertadores do próximo ano, o Corinthians continua na competição.

O Corinthians possui uma tradição na Copa do Brasil. Houve 29 aparições, culminando em três conquistas (1995, 2002 e 2009) e quatro vice-campeonatos (2001, 2008, 2018 e 2022).