Flamengo x Atlético-MG: De La Cruz vai jogar?

De La Cruz em ação pelo Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

O Flamengo ligou o alerta em relação à condição física de Nicolás de la Cruz. O meia uruguaio sofreu uma lesão muscular na coxa direita durante a semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, o que gerou preocupação no clube.

A situação se agravou quando De la Cruz precisou sair de campo de maca, aumentando ainda mais a apreensão no departamento médico. Em razão disso, o jogador passa por exames no Ninho do Urubu, e o clube, por sua vez, espera apreensivo os resultados.

Se a lesão for confirmada como grave, o Flamengo corre o risco de, assim, não contar com De la Cruz no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, marcado para o dia 3 de novembro. A CBF definirá o local da partida por sorteio nesta quinta-feira, 24 de outubro, às 15h.

O adversário do Flamengo na decisão será o Atlético-MG, e a ausência de De la Cruz pode ser um desfalque significativo para o time. O jornalista Venê Casagrande, do SBT Rio, já sinalizou a possibilidade de o jogador ficar fora do confronto.

Nos últimos meses, De La Cruz enfrentou uma série de problemas físicos. Entre agosto e setembro, ele ficou fora dos jogos do Flamengo por três semanas, devido a uma lesão na mesma coxa.

Ele se machucou na vitória por 1 a 0 contra o Bahia, pela Copa do Brasil, e só retornou aos gramados na derrota para o Peñarol, na Libertadores. Desde então, o meia luta para recuperar seu melhor desempenho dentro de campo.

Desfalques já confirmados

Além da possível ausência de De La Cruz, o Flamengo já conta com outro desfalque certo para a final. O volante Erick Pulgar, que recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Corinthians, não poderá atuar no primeiro confronto da decisão.

Aos 37 minutos do segundo tempo, Pulgar cometeu uma falta e o árbitro o advertiu com o cartão amarelo. Com isso, ele, assim como Bruno Henrique, que foi expulso, cumprirá suspensão automática no próximo jogo.

Vale ressaltar que Pulgar teve um papel essencial na classificação do Flamengo. O volante chileno acertou 82% dos passes e dominou as ações defensivas, com quatro cortes, duas interceptações e dois desarmes, garantindo sua importância na equipe.

Com a ausência de Pulgar, o técnico Filipe Luís precisará fazer ajustes no meio de campo. Ele pode optar por Allan, Everton Araújo ou Léo Ortiz para ocupar a vaga. No entanto, Léo Ortiz tem atuado como zagueiro, posição de origem, o que pode levar o treinador a reconsiderar suas opções.