Quais times serão?
O rebaixamento no Campeonato Brasileiro é uma das situações mais tensas e dramáticas que um clube de futebol pode enfrentar no país. A batalha para evitar a descida para a Série B provoca ansiedade tanto nas equipes quanto nos torcedores, já que isso simboliza um retrocesso esportivo, financeiro e de prestígio.
- Os três jogadores do Flamengo que podem ficar de fora da final da Copa do Brasil
- Tiago Leifert detona atitude da FIFA sobre o SuperMundial
No sistema de pontos corridos do Brasileirão, quatro times são rebaixados, e a classificação de 2024 mostra que, mais uma vez, um grande clube do nosso futebol pode muito bem acabar na segunda divisão em 2025.
As estatísticas ajudam a compreender quais equipes estão mais vulneráveis. Confira quais são os times com maiores chances de rebaixamento no Brasileirão 2024, segundo os cálculos do departamento de matemática da UFMG.
Confira o top de porcentagem dos clubes que podem ser rebaixamento nesse brasileirão:
- Atlético-GO (99,5%)
- Cuiabá (83,8%)
- Athletico-PR (47,9%)
- Corinthians (44%)
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os times que alcançarem 45 pontos possuem uma probabilidade inferior a 1% de serem relegados. Contudo, aqueles que obtêm apenas 40 pontos correm um risco superior a 90% de serem rebaixados para a Série B, de acordo com as estimativas matemáticas.
Diversos clubes estão se esforçando para alcançar as metas de pontuação. O Vasco, com 37 pontos e um jogo a menos, juntamente com o Criciúma, que possui 36 pontos, necessitam de vitórias para garantir a manutenção. Por outro lado, Grêmio, Bragantino, Juventude e Fluminense estão em busca de quatro triunfos para atingir o intervalo de segurança.
É importante salientar que Cuiabá e Atlético-GO enfrentam maiores obstáculos. Com apenas 27 pontos e um jogo a menos, o Cuiabá necessita de uma sequência notável de triunfos para evitar a queda. O Atlético-GO enfrenta um cenário crítico, precisando vencer todos os oito jogos restantes para alcançar os 46 pontos.
Neste momento, apesar dessas probabilidades acima, os clubes Bahia, São Paulo, Palmeiras, Internacional, Fortaleza, Flamengo e Botafogo estão matematicamente assegurados na série de 2025, com todas as probabilidades de queda nula.