Tricolor na briga contra o rebaixamento
O Grêmio está três pontos acima da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Por isso, o foco da equipe comandada por Renato Gaúcho é pontuar no Campeonato Brasileiro para sair dessa situação.
A competição nacional é o único campeonato que os gaúchos têm pela frente, o que deixa evidente o foco total da equipe. Hoje, Corinthians, Athletico Paranaense, Cuiabá e Atlético Goianiense seriam rebaixados na competição. Porém, Vitória, Juventude, Red Bull Bragantino, Criciúma e Fluminense também brigam para escapar.
Faltam oito rodadas para o fim do Brasileirão. Até lá, o Grêmio enfrenta o Atlético-GO (em casa), o Fluminense (fora), o Palmeiras (fora), o Juventude (em casa), o Cruzeiro (fora), o Red Bull Bragantino (fora), o Vitória (fora), e encerra contra o Corinthians (em casa). Vale salientar que dos oito jogos, apenas dois não serão confrontos diretos contra times da parte debaixo da tabela.
Dessa forma, a competição nacional entra em um momento decisivo para o Tricolor de Porto Alegre em que as próximas partidas serão determinantes para o Imortal se afastar do Z-4 ou continuar brigando para se salvar até a última rodada.
Saídas em 2025
Mesmo assim, a diretoria já pensa no próximo ano e traça o seu planejamento. Nesta tônica, saídas devem acontecer. A primeira delas deve ser, inclusive, no comando técnico da equipe.
Renato Gaúcho tem grandes chances de deixar a equipe que defende desde 2022, em sua quarta passagem como treinador. Mesmo sendo considerado ídolo como jogador e treinador, há um entendimento de fim de ciclo. Por isso, o Grêmio tende a ter um novo treinador no ano que vem.
O elenco também deve passar por mudanças e jogadores estão em clima de adeus. Segundo o repórter Saimon Bianchini, da Rádio Gaúcha, cinco goleiros estão perto de se despedir de Porto Alegre.
Rafael Cabral, Brenno, Gabriel Grando. Felipe Scheibig e Thiago Beltrame devem deixar o Clube Gaúcho de maneira definitiva. Em contrapartida, Marchesín é o titular e é esperado que seja o goleiro para 2025.