Philipe Coutinho, Dimitri Payet, Thiago Silva, Marcelo, Diego Costa e David Luiz: os jogadores do Brasileirão que já foram indicados à Bola de Ouro

Troféu Bola de Ouro (Foto: Getty Images)

Nesta segunda-feira (28/10), acontecerá a cerimônia que premiará o melhor jogador do mundo, organizado pela revista France Football. O Ballon d’Or 2024, será sediado no Théâtre du Châtelet, em Paris, e tem o brasileiro revelado pelo Flamengo, Vinícius Júnior, como um dos principais favoritos. Em outras edições da premiação, jogadores que atuam no Brasileirão já foram indicados.

Após mais uma temporada em alto nível, Vini Jr, atacante do Real Madrid, revelado no Flamengo, é um dos principais favoritos ao prêmio Bola de Ouro, conferido pela revista francesa France Football. Ele é o único brasileiro na lista, assim como foi em 2023, e disputa com Rodri, meio-campista do Manchester City, a consagração.

Brasileiros no topo do mundo do futebol não são nenhuma novidade. O Brasil sempre esteve muito bem representado por atletas como Romário, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká. Todos eles venceram o prêmio atuando na Europa, mas antes de brilhar fora do país, eles foram moldados pelas competições nacionais.

O Campeonato Brasileiro segue sendo um celeiro para a revelação de grandes atletas e para receber astros internacionais. Na atual edição da competição, seis atletas já foram indicados à Bola de Ouro.

Dmitri Payet – Vasco da Gama

O meia francês de 37 anos defende o Vasco desde 2023 e chegou sob muita festa. Milhares de vascaínos foram ao aeroporto do Galeão recepcionar Payet. Ele esteve entre os finalistas do prêmio em 2016, quando atuava pelo West Ham, da Inglaterra, e foi vice-campeão da Eurocopa com a França. O francês ficou na 17ª colocação do prêmio.

Philippe Coutinho – Vasco da Gama

O cria da Colina, Philippe Coutinho, brilhou na Europa com a camisa do Liverpool de 2013 a 2018. Sob o comando de Jürgen Klopp, fez uma grande temporada em 2017, mesmo sem conquistar títulos, e foi indicado ao prêmio de melhor jogador do mundo. Na ocasião, ficou com a 29ª colocação.

Thiago Silva – Fluminense

O zagueiro ídolo nas Laranjeiras voltou ao clube depois de fazer carreira na Europa por 16 anos, ele atuou por Milan, da Itália, PSG, da França, e Chelsea, da Inglaterra. Foi na França em que alcançou o auge do futebol e figurou a lista dos melhores jogadores do mundo, segundo a revista francesa. Em 2013, apesar de não ter ganhado o prêmio, foi campeão francês e da Copa das Confederações com a Seleção Brasileira.

Marcelo – Fluminense

O jogador revelado pelo Fluminense se tornou um dos maiores laterais esquerdos da história do Real Madrid. Atuando pelo clube merengue, Marcelo foi campeão espanhol em seis oportunidades e da Liga dos Campeões da Europa em cinco ocasiões. Ele foi indicado ao prêmio de melhor jogador do mundo duas vezes, em 2017 e 2018.

Diego Costa – Grêmio

O atacante brasileiro naturalizado espanhol brilhou na temporada de 2014, se consagrando campeão espanhol e vice da Europa com o Atlético de Madrid. Naquele ano, anotou 36 gols e deu 4 assistências em 52 jogos. Foi indicado ao prêmio Bola de Ouro e terminou na 11ª posição.

David Luiz – Flamengo

Campeão da Europa com o Chelsea na temporada 2011-2012, o zagueiro defendeu também o Paris Saint-Germain e o Arsenal, da Inglaterra. Em 2014, atuando pelo Chelsea, David Luiz figurou na lista de melhores do mundo, ficando com a 21ª colocação.