Duelo promete ser tenso após selvageria no Rio de Janeiro por parte dos uruguaios
Nesta quarta-feira (30), Peñarol e Uruguai se enfrentam pelo jogo de volta da Conmebol Libertadores. Na ida, o Glorioso venceu por 5 a 0, com gols de Savarino (2x), Alexander Barboza, Luiz Henrique e Igor Jesus. Para a partida que será disputada no Uruguai, os torcedores botafoguenses adotam cautela máxima.
Notícias mais lidas:
- Conmebol faz exigência ao Peñarol para ajudar o Botafogo
- Damián Suárez, Igor Jesus, Júnior Santos, Luiz Henrique, Marlon Freitas, Mateo Ponte, Óscar Romero, Savarino, Tchê Tchê e Tiquinho Soares: os jogadores do Botafogo com mais passes decisivos por jogo no Brasileirão
Para avançar, o Peñarol terá que fazer um milagre que jamais foi visto no futebol. Vencer pelos mesmos cinco gols de diferença, para levar a partida para a disputa de pênaltis, ou vencer por seis gols, garantindo assim a classificação de forma direta nos 90 minutos.
Dentro de campo, o Botafogo terá toda calma e tranquilidade do mundo, mas fora será completamente diferente. Após ações de selvageria no Rio de Janeiro, o clima ficou tenso entre as torcidas brasileira e uruguaia. A proibição da presença do torcedor do Glorioso chegou a ser levantada, mas não foi aprovada. Com isso, teremos torcidas de ambos os lados, o que deixa os botafoguenses com um sinal de alerta e cautela máxima.
O “Jogada10” conversou com um coordenador de uma das caravanas da torcida botafoguense para o Uruguai. Ele disse que as regras são: não andar com a camisa do Botafogo antes do jogo e não provocar ou fazer nenhum tipo de gracinha com os torcedores uruguaios.
“Janelas e cortinas fechadas. Ninguém vai andar com a camisa do Botafogo. Temos que evitar qualquer tipo de gracinha. Não somos nenhuma torcida organizada e não temos vínculos com elas. Viajamos com mulheres e idosos. Pedi ao meu grupo que não ande com a camisa do Botafogo e não tire sarro com os uruguaios. Sem piadinhas para não criar nenhum clima hostil. Não queremos colocar ninguém em risco”, disse Allan Alves, responsável pelos “Botafoguenses no RS”.
A torcida do Botafogo terá quatro mil lugares a sua disposição, assim como teve os torcedores do Peñarol no duelo de ida, no Rio de Janeiro. No entanto, não foram vendidos todos os ingressos e ainda há entradas para a partida.
O publicitário Felipe Souza, disse que estará em Montevidéu com um primo e dois amigos e falou para o “Jogada10” que não irá vestir nada referente ao Botafogo e comentou que essa viagem não é para fazer turismo.
“Pretendo não usar a camisa do Botafogo. Estou preocupado. Não quero dar bobeira. Quero evitar qualquer tipo de inconveniente. Não quero desfilar com ela, não. O Uruguai é um país amistoso. Mas as pessoas falam que o Peñarol tem a torcida mais violenta da América do Sul”, comentou o publicitário.
Apesar disso, existem alguns torcedores com postura completamente oposta, como por exemplo o ortopedista Raphael Siciliano, que disse: “Vou chegar com um casaco do Botafogo quando for a Colônia de Sacramento e, depois, usar a camisa na quarta”.
O confronto entre Peñarol e Botafogo acontece nesta quarta-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília) no Estádio Centenário, em Montevidéu. A partida terá transmissão exclusiva da TV Globo.