Vini Jr. se pronuncia após casos de racismo em Real x Barcelona
Outro episódio de racismo na Espanha envolvendo Vini Jr ocorreu durante o clássico entre Barcelona e Real Madrid, realizado neste sábado, 26, pela 11ª rodada da La Liga. O jogo não apenas resultou em uma expressiva vitória de 4 a 0 para os catalães, mas também expôs comportamentos inaceitáveis nas arquibancadas do Santiago Bernabéu.
- Real Madrid emite nota oficial sobre a Bola de Ouro
- O motivo pelo qual Vini Jr realmente não levou a Bola de Ouro
Ao longo da partida, torcedores do Real Madrid protagonizaram cenas deploráveis. Um fã chegou a sugerir que os catalães vendessem lenços no semáforo, enquanto ao fundo, uma criança repetia ofensas racistas direcionadas aos jogadores adversários, clamando de momo.
Essas atitudes lamentáveis foram documentadas. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram torcedores do Real Madrid insultando Raphinha e Lamine Yamal, que marcaram um gol cada, sendo o belo gol de Raphinha destaque da partida. Robert Lewandowski também se destacou ao anotar mais dois gols para a equipe do Barcelona.
Neste domingo, Vinicius Junior, um dos principais defensores da luta contra o racismo no esporte, usou suas redes sociais para comentar as cenas chocantes que viralizaram na internet. Sua voz continua firme e relevante na luta contra o racismo no futebol mundial.
-É lamentável o que aconteceu ontem no Bernabéu com insultos racistas. Não há espaço para esses criminosos em nossa sociedade. Todo o meu apoio ao Lamine, Ansu e Raphinha. Eu sei que Madrid e a polícia vão fazer coisas para identificar e punir os culpados!!, escreveu Vini Jr em seu perfil oficial no X (antigo Twitter).
O Real Madrid também se pronunciou e divulgou uma nota em seu site oficial condenando as ações de seus fãs, evidenciando que o combate à intolerância é uma prioridade para o clube. A La Liga ainda não se pronunciou sobre o incidente, que, infelizmente, continua sendo comum no futebol espanhol.
Confira, abaixo, o comunicado oficial do Real Madrid:
O Real Madrid condena veementemente qualquer tipo de comportamento que envolva racismo, xenofobia ou violência no futebol e no esporte, e lamenta profundamente os insultos que alguns adeptos proferiram ontem à noite num dos cantos do estádio.
O Real Madrid abriu uma investigação para localizar e identificar os autores destes lamentáveis e desprezíveis insultos, a fim de adotar as medidas disciplinares e judiciais pertinentes.