Botafogo ou Peñarol definem adversário do Atlético na final da Libertadores
O adversário do Atlético na final da Copa Libertadores será decidido nesta quarta-feira (30). O Botafogo goleou o Peñarol-URU por 5 a 0 no jogo de ida, realizado no Rio de Janeiro, e pode perder por até quatro gols de diferença no estádio Centenário, em Montevidéu, para avançar à decisão.
- Imprensa da Argentina se derrete pelo Atlético-MG
- Gestão de elenco de Atlético Mineiro dará resultados históricos?
O Atlético, que terá o status de “time A” na final, terá algumas vantagens durante a partida. O time usará seu uniforme número 1, ocupará o vestiário principal do estádio designado para a decisão e o técnico Gabriel Milito ficará no banco de reservas do mandante no estádio Monumental, onde normalmente está localizado o auxiliar número 1 da arbitragem.
Com a melhor campanha na competição em comparação aos possíveis rivais na final, o Atlético se garantiu como time A na partida marcada para o dia 30 de novembro, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Este é o mesmo local onde o Galo empatou com o River Plate por 0 a 0, na terça-feira (29), garantindo sua segunda participação na decisão da Copa Libertadores.
A Conmebol define a hospedagem e o local de treinamento da delegação com base na campanha do time. O Atlético treinará no centro de treinamento do Defensa Y Justicia, que possui três campos, amplos vestiários, sala de conferência e alojamentos. O CT está localizado em Florêncio Varela, na grande Buenos Aires, e o deslocamento até lá será de cerca de 40 minutos a partir do hotel, que estará em uma região mais central da capital argentina.
Segundo o regulamento da Libertadores, o Galo deve desembarcar em Buenos Aires no dia 27 de novembro, possibilitando ao menos dois treinos na sede do Defensa. O Cruzeiro já treinou no local na terça-feira (29), antes de seu jogo semifinal da Copa Sul-Americana.
O Botafogo ou o Peñarol também treinará no centro de treinamento do Tigre, na região metropolitana de Buenos Aires. A Conmebol confirma a manutenção da final no estádio Monumental de Nuñez, apesar da ausência do River Plate na decisão. O estádio, que tem capacidade para mais de 80 mil pessoas, pode receber entre 30 mil e 40 mil torcedores caso a final seja entre os times brasileiros.
Um contrato já foi assinado com o River Plate, que será consultado sobre a manutenção da final em seu estádio. Há pressão interna para transferir a partida para um campo menor, como o Libertadores de América, do Independiente, que comporta 40 mil pessoas, o que seria considerado uma melhor opção para um confronto entre Atlético e Botafogo. No entanto, existem diversos obstáculos para essa mudança, incluindo contratos com empresas terceirizadas responsáveis pela operação do evento e hospitalidade que já estão programados para o jogo no Monumental.