Imprensa da Europa questiona Carlo Ancelotti por conta de Endrick

Endrick Felipe Moreira com a camisa do Real Madrid em 2024 (Foto: Reprodução/Instagram)

A venda de Endrick, uma das maiores joias recém produzidas pelo Brasil, ao Real Madrid foi noticiada no mundo inteiro. A espera entre a negociação até a possibilidade dele vestir as cores merengues foi cercada de muita expectativa. Mas o jovem atacante perdeu espaço no time de Carlo Ancelotti e a imprensa espanhola vem questionando a opção do treinador.

Em dezembro de 2022, o Palmeiras selou a venda de Endrick ao Real Madrid por 72 milhões de euros, um negócio que girou em torno dos quase R$400 milhões. O atacante de, naquele momento, 16 anos, era negociado como a maior venda do futebol brasileiro.

Como não tinha 18 anos, Endrick não pode se transferir imediatamente. Ele precisou ficar mais uma temporada e meia atuando pelo Alviverde até poder jogar na Espanha.

No Madrid desde julho deste ano, Endrick foi ovacionado na apresentação à torcida, ao lado do presidente Florentino Pérez, e Carlo Ancelotti era sempre questionado em como utilizaria o jogador. 

Em agosto, o jogador estreou pelo clube em uma partida válida pelo Campeonato Espanhol e quebrou um recorde logo no primeiro jogo. Ele se tornou o jogador estrangeiro mais jovem a marcar na La Liga estreando na competição. Naquela altura, ele tinha 18 anos e 35 dias.

Quase um mês depois, ele também estreou pela Liga dos Campeões da Europa e marcou. Na partida contra o Stuttgart, entrou nos minutos finais e marcou um golaço. No entanto, aos poucos foi perdendo espaço com o treinador merengue e não atua desde a derrota para o Lille em 1 a 0, também pela Liga dos Campeões, em que foi titular pela primeira vez.

A ausência do jogador levantou questionamentos no jornal espanhol ‘As’ quanto à opção do treinador e assinalou que o brasileiro está ‘invisível’ no elenco do clube merengue, sem ganhar minutos e ritmo além dos treinamentos no CT.

Seleção Brasileira

Endrick também perdeu espaço na Seleção Brasileira. De titular à reserva, Dorival Júnior decidiu deixá-lo no banco de reservas para iniciar com Igor Jesus, atacante do Botafogo, nas partidas contra Venezuela e Chile pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Na ocasião, o treinador da Seleção explicou a alteração. “O que eu vejo é que o momento do Igor é muito interessante. Endrick ainda vem buscando naturalmente conhecer seu clube, o momento do maior clube do futebol mundial com concorrência grande e mesmo assim dando seu recado”, disse e finalizou. “É uma questão de encontrar seu momento na equipe. Para esse instante, experiência e momento vivido pelo Igor são diferentes. Pode ser importante a presença desse perfil para um jogo desse tamanho.

Próximos compromissos 

Endrick deve ser opção no banco na próxima partida do Real Madrid na Liga dos Campeões. Os madridistas enfrentam o Milan pela quarta rodada da competição no Estádio Santiago Bernabéu, na terça-feira (5/11).