Renato Gaúcho vai continuar no Grêmio em 2025?

Renato Gaúcho comanda treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Técnico pode deixar o clube

O treinador Renato Gaúcho está previsto para deixar o Grêmio ao término de 2024. A administração do clube e o técnico estão em sintonia para finalizar este ciclo em dezembro, quando termina o contrato vigente entre as partes. A primeira informação veio do perfil “É US GURI 1903”.

Devido à campanha abaixo do esperado, Renato Gaúcho enfrenta críticas da torcida durante as partidas. O treinador, de fato, já se desentendeu com jornalistas em entrevistas coletivas por causa disso. Depois de ser derrotado pelo Criciúma em setembro, o técnico respondeu e criticou parte da mídia. Até propôs substituir por Pep Guardiola.

Se o técnico realmente sair do clube, representa um novo capítulo na recente trajetória da parceria. Renato renovou seu contrato com o Grêmio ao término de todas as suas temporadas como treinador.

Renato Gaúcho durante uma partida do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Isso só aconteceu uma vez ao longo dos longos anos de relacionamento entre o treinador e o clube. Foi em 2013, quando Fábio Koff e Renato decidiram deixar o cargo. O ídolo assumiu o time no meio da temporada e conduziu a equipe ao vice-campeonato brasileiro. Em 2011 e 2021, ocorreu a interrupção do trabalho.

Renato participou de 12 jogos do clube nos últimos 15 anos, pelo menos em algum momento. A primeira passagem pelo Grêmio ocorreu no meio de 2010, quando o clube lutava contra o descenso e conseguiu uma vaga na Conmebol Libertadores.

Em 2013, o retorno aconteceu com o mencionado vice-campeonato brasileiro. Em seguida, ocorreu a terceira fase, que começou em setembro de 2016, culminando com as conquistas da Copa do Brasil, Conmebol Libertadores, Recopa Sul-Americana e a estátua, além da participação em cinco dos sete títulos estaduais consecutivos.

Em abril de 2021, o Grêmio foi eliminado antes de entrar na fase de grupos da Libertadores pelo Independiente Del Valle. Em setembro de 2022, a administração procuraria Renato novamente para concluir a campanha de retorno à Série A. Desde aquele momento, o treinador renovou por duas vezes.