A declaração de Jhon Textor direcionada aos jogadores do Botafogo

John Textor, dono da SAF do Botafogo — Foto: Reprodução

John Textor celebra Botafogo na final histórica da Libertadores e deixa mensagem para os jogadores

O acionista da SAF do Botafogo, John Textor, compartilhou um vídeo do elenco comemorando a classificação para a final da Libertadores, após a partida desta quarta-feira no Estádio Centenário, em Montevidéu. Textor celebrou o feito inédito e deixou uma mensagem de motivação para os jogadores, pedindo que aproveitem o momento.

“Primeira final de Libertadores da história do Botafogo. Absorvam isso, rapazes. Desfrutem. Vocês merecem! Primeira final de Libertadores no Botafogo de sempre! Fazer história é legal, mas viver o momento é muito melhor!”, afirmou o investidor.

Apesar da derrota por 3 a 1 no jogo, o Botafogo avançou com o placar agregado de 6 a 3 e agora enfrentará o Atlético-MG na final, marcada para o dia 30 de novembro, no Más Monumental, em Buenos Aires. Esta é a primeira vez que o Botafogo chega à decisão da Conmebol Libertadores, tornando-se o 14º clube brasileiro a alcançar uma final no torneio continental.

Os 13 outros clubes brasileiros que já disputaram a final da Libertadores incluem Palmeiras, Santos, São Paulo, Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Grêmio, Vasco, São Caetano, Athletico-PR, Fluminense, Corinthians e Atlético-MG. A atual campanha já é a melhor da história do Botafogo, que antes alcançou as semifinais em 1963 e 1973.

Nesta Libertadores, o Botafogo iniciou sua trajetória nas fases preliminares, eliminando o Aurora, da Bolívia, e o RB Bragantino. No mata-mata, superou Palmeiras, São Paulo e Peñarol, tornando-se o quarto clube a sair da Pré-Libertadores e chegar à final, após Estudiantes (2009), Olimpia (2013) e Independiente del Valle (2016).

Campanhas do Botafogo na Libertadores:

  • 1963: semifinal
  • 1973: semifinal
  • 1996: oitavas de final
  • 2014: fase de grupos
  • 2017: quartas de final
  • 2024: final contra o Atlético-MG

Antes da decisão, o Botafogo retoma o foco no Campeonato Brasileiro, onde lidera com três pontos de vantagem sobre o Palmeiras. O próximo desafio será o clássico contra o Vasco, na terça-feira, no Estádio Nilton Santos, pela 32ª rodada.