Quatro times do Brasil vão disputar o Super Mundial em 2025

Taça do Mundial de Clubes da FIFA (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)

Brasil confirma quatro clubes no Mundial de Clubes de 2025

Com a confirmação de Botafogo e Atlético Mineiro como finalistas da Copa Libertadores, o Brasil garantiu o quarto representante para o Mundial de Clubes de 2025. A competição, organizada pela FIFA, será realizada nos Estados Unidos, e o país se tornou a nação com o maior número de equipes no torneio.

A FIFA determinou que, devido ao número limitado de competições qualificatórias em alguns continentes nos últimos quatro anos, algumas vagas seriam preenchidas com base no ranking, limitando a dois clubes por país. No entanto, a regra também permitia que países com três ou mais campeões nas competições continentais classificassem todos os seus vencedores. Assim, Palmeiras, Flamengo, e Fluminense, campeões da Libertadores entre 2021 e 2023, foram incluídos na lista.

Antes dessa final da Libertadores, o Brasil estava empatado com o México, que garantiu três clubes no Mundial. Os representantes mexicanos serão Monterrey, León, e Pachuca, campeões da Liga das Nações da Concacaf nos últimos anos. Agora, o vencedor da Libertadores deste ano, entre Botafogo e Atlético Mineiro, será o quarto time brasileiro na competição.

Além dos brasileiros, outros 31 clubes já têm vagas asseguradas para o Mundial de Clubes. Entre eles, destacam-se o Inter Miami, liderado por Lionel Messi, que conquistou a vaga ao obter a melhor campanha na temporada regular da MLS. As vagas foram distribuídas com base nos resultados dos últimos anos e nos critérios de classificação por continente.

Ao lado do Brasil, o México figura como a segunda nação com mais representantes no torneio, com três equipes confirmadas. A presença de quatro times brasileiros evidencia a força do futebol nacional na competição, consolidando o país como um dos principais focos da competição internacional.

A lista completa de clubes classificados inclui 12 equipes europeias, seis sul-americanas, quatro da América do Norte e Central, quatro da África, quatro da Ásia, uma da Oceania, e o clube anfitrião dos Estados Unidos, Inter Miami.